Abbott Elementary – 01×01 – Pilot
| 10 Dez, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

E a próxima candidata ao cancelamento é… Abbott Elementary, pois claro. Nem sei porque é que os canais públicos americanos continuam a tentar, porque basicamente não há uma comédia nova que se aproveite.

A trama passa-se numa escola pública e com poucos fundos de Filadélfia. Assim sendo, os professores, que também são em número reduzido e mal pagos, tentam fazer os possíveis para dar a melhor educação possível aos alunos. A premissa até era interessante, portanto o que desiludiu foi a execução. Temos, de um lado, alguns professores mais jovens ou entusiasmados pela sua possível capacidade de fazerem a diferença num sistema que só lhes dificulta o trabalho e outros que o tempo já tornou mais cínicos. No entanto, o título de pior personagem vai, sem qualquer espécie de dúvida, para Ava, a absurda diretora da escola que parece ser também bastante incompetente para um cargo daqueles.

Eu poderia queixar-me que as piadas não têm, na realidade, piada. No entanto, se quiser ser mesmo sincera, acho que nem sequer houve uma tentativa de criar momentos engraçados. Se houve, passaram-me completamente ao lado. Abbott Elementary é-nos apresentada como uma espécie de documentário (tal como Modern Family), só que aqui acho que funciona precisamente da forma oposta ao que era suposto. Enquanto em Modern Family este estilo parecia criar com os espectadores uma certa relação de proximidade, aqui acaba por distrair muito, talvez porque foi adotado em demasia e não nos momentos certos.

Também achei que acabou por ser uma desilusão fazer-se uma série com miúdos em idade escolar e aproveitar tão mal os próprios miúdos. É que uma série, por muito má que seja, é sempre mais engraçada quando dá tempo de antena a crianças, porque elas têm uma graça natural e, mais que não seja, são fofas.

Em termos de elenco, acho que o único que se destacou pela positiva foi Tyler James Williams, não só pelo seu talento, mas também porque o seu personagem é também o mais discreto e comedido. Acaba por ser o único que parece natural e não uma caricatura. Também achei alguma piada à Melissa de Lisa Ann Walter e há que admirar o quanto Janine (Quinta Brunson) se esforça pelo seu trabalho e pelos seus alunos, mas não consegui achá-la interessante enquanto personagem pela forma como a série a apresentou.

Não estou surpreendida por a série ter sido má, mas não deixa de ser dececionante. É provável que Abbott Elementary quisesse prestar uma homenagem à classe dos professores, mas, desta forma, não o conseguiu fazer. O final do episódio é um bocadinho melhor que o resto, mas é muito pouco a que me agarrar. Fico-me por aqui.

Diana Sampaio

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos