Undercover – 01×01 – Episode One (Piloto)
| 20 Nov, 2016

Publicidade

Drama britânico, coproduzido pelas BBC e BBC America, retrata a vida da família de Maya e Nick (Sophie Okonedo e Adrian Lester, respetivamente). Maya é uma advogada que tenta há vinte anos inocentar Rudy Jones (Dennis Haysbert de 24), um condenado à morte, encarcerado numa prisão do estado do Louisiana, EUA.

Rudy está a duas horas de ser executado, mas Maya tem esperanças que isso não aconteça devido a um último apelo. O apelo não é aceite e a execução de Rudy vai mesmo acontecer. Rudy pede a Maya que não esteja presente e aconselha-a a pensar em grande e a não desperdiçar tempo com casos já perdidos à partida como o seu.

Maya abandona a prisão e na viagem de regresso ouve rádio, que relata o momento da execução de Rudy de um modo macabro, fazendo até uma contagem decrescente para o momento exato da sua morte. Maya sente-se completamente em pânico e impotente, parando o carro e correndo para o meio do campo. Nesse instante. aparece um guarda da prisão avisando-a que Rudy não morreu e está em sofrimento, pois a injeção letal não fez o efeito desejado. De volta à prisão, Maya consegue que um juíz dê a sua aprovação para adiar a execução de Rudy e levá-lo para um hospital para ser tratado.

Maya volta para Londres, Inglaterra, para a sua família, composta pelo marido Nick, pelas filhas Clem e Ella e o filho Dan. Maya é incentivada a ser a nova Procuradora Geral do Estado, a primeira pessoa negra a assumir o cargo, mesmo tendo lutando contra o Estado toda a sua vida enquanto advogada. Maya inicialmente relutante acaba por considerar seriamente essa possibilidade quando sabe da existência de uma testemunha no caso de Michael Antwi, que remonta a 1996. Foi nessa altura, durante uma manifestação contra o racismo, que Maya conheceu Nick e Rudy, mas Nick não estava naquela manifestação por acaso.

Para além disso, Nick tem uma família paralela, pois ele omite ao pai, doente e internado numa clínica médica, a existência da sua esposa e dos filhos. O pai de Nick acaba por falecer durante este episódio, sem que Nick volte para vê-lo, pois tem de lidar com a sua família e com o aniversário de Maya.

Maya, Nick e os miúdos vão passar uns dias a uma casa de campo junto à praia. Aí Nick encontra-se com um homem do seu passado. Este ameaça-o, dizendo-lhe que se ele não fizer o que ele quer e se não voltar à sua vida antiga vai acabar por contar o seu segredo a Maya e aos filhos, acabando com a sua vida. No fim do episódio vemos Nick encontrar-se com outro homem que o chama de detective sergeant, indicando que Nick será um agente da polícia undercover.

Um bom primeiro episódio, misterioso e intrigante, que nos faz questionar como é que uma pessoa consegue manter um segredo durante vinte anos, mesmo para aqueles que partilham o seu dia a dia e sobre o que se passou há vinte anos atrás. Um drama bem escrito, que nos presenteia com algumas boas interpretações, em especial de Okonedo, e que pode ser muito interessante, ainda que nalguns momentos dê a sensação de que podia desenrolar-se um pouco mais rápido.

David Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

9-1-1 fox life

Recomendamos