Frontier – 01×01 – Pilot
| 13 Nov, 2016

Publicidade

Frontier é a série histórica que acompanha as aventuras e desventuras do comércio de peles no norte do continente americano no decorrer do século XVIII. Tratando-se do resultado da parceria entre o Discovery Channel Canadiano e a Netflix, Frontier promete narrar, com grande qualidade, as intrigas e a ganância pelo domínio do comércio que outrora foi um dos mais lucrativos e cobiçados do território canadiano.

É verdade que as séries da Netflix têm versado pela sua excelência e quase todas elas se têm tornado êxitos mundiais. Frontier, contudo, acabou por ser apresentada ao mundo discretamente e pouco tem sido o alarido em torno do desenvolvimento da série. No entanto, as adições de elenco que foram apresentadas fazem com que esta seja uma série incontornável para quem gosta de atores a sério. Isto porque os antagonistas de Frontier são dois atores consagrados da sétima arte. Jason Mamoa e Alun Armstrong representam Declan Harp e Lord Benton, respetivamente.

A temática em si é bastante interessante, já que representam um dos períodos menos estudados da história canadiana, tratando-se de um dos períodos mais negros do país. A Baía do Hudson, pela sua localização e águas calmas, tornou-se um dos portos preferidos para um comércio vulgar na época: as peles. Peles essas que eram vendidas a preço de ouro para toda a Europa pela sua qualidade e por serem consideradas exóticas no velho continente.

É aqui que os nossos antagonistas surgem. Enquanto Declan Harp é um fora da lei que luta pela supremacia da sua atividade ilegal, aos olhos do domínio britânico, Lord Benton não poupará meios para suprimir esta rebelião no seio de tão lucrativo negócio. A parte mais interessante destes dois é que nenhum deles é apresentado como o bonzinho da cena, já que ambos não refreiam esforços, por muito macabros que sejam, para concretizarem os seus planos. Se por um lado Harp é capaz de matar a sangue frio para se tornar uma pessoa temida e respeitada, Benton fará o mesmo sem hesitar para manter o status quo da sua operação.

A tentativa de Benton para aniquilar o seu rival leva à entrada forçada de Michael Smyth que, por coação das circunstâncias, poderá vir a fazer jogo duplo para salvar a sua amada cativa em Londres. Mesmo assim, apesar de muito mal contextualizado, Smyth tornou-se um elemento vital para o desenrolar dos próximos episódios pelas palavras proferidas nos momentos finais. Ao que parece, temos aqui mais um personagem capaz de tudo para concretizar os seus objetivo.

Em suma, aconselho-vos a espreitar esta série pois a sua qualidade está presente até nos mais pequenos detalhes. Os cenários foram escolhidos a dedo e a caracterização dos espaços e das personagens transportam-nos através do tempo até ao período em questão. A caracterização é tão real que até os dentes dos personagens são amarelados e bastante estragados! Temos, portanto, mais uma excelente aposta… pena que as séries histórias da Netflix não conquistem o sucesso que merecem.

Alegrem-se, já que Frontier está renovada para mais uma temporada e Jason Mamoa continuará com a sua expressão de bad boy a assombrar os episódios que por aí virão e os vossos pesadelos… ou sonhos!

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos