Instaverso – 01×01 – I Love New York
| 21 Abr, 2020

Publicidade

[Pode conter spoilers]

Já se encontra disponível na RTP Play o primeiro episódio de Instaverso, o mais recente drama fantástico da RTP Lab. Esta aposta da ficção é produzida pela Pixbee e contará com cinco episódios semanais com aproximadamente 15 minutos.

Nesses 15 minutos ser-nos-á apresentado um mundo em que uma jovem de nome Maria (Beatriz Barosa) descobre um portal para o mundo paralelo do Instaverso, onde conhece a sua influencer favorita, Inêsperada (Teresa Tavares). Antes de isso acontecer, é-nos dado um pequeno contexto não só da vida de Maria, mas também de Inêsperada. Através desse contexto conseguimos perceber logo que ambas vivem uma vida que não lhes agrada. O mais engraçado é que Maria gostaria de ter a vida de Inêsperada, contudo, conseguimos depreender logo que a vida da influencer não é assim tão perfeita como parece, baseando-se bastante nas aparências.

Este mundo paralelo do Instaverso quer-me parecer que vai representar uma espécie de vida perfeita, tanto para Maria, uma vez que está a viver aquilo que sempre quis, ainda para mais com a sua influencer favorita; como para Inêsperada, pois se esta vivesse aquilo que realmente queria e/ou apresenta nas suas redes sociais, acredito que seria como vemos no mundo do Instaverso. Sendo assim, essa espécie de ilusão contrastará ainda mais com aquilo que seria a realidade.

Dessa forma tecer-se-á uma crítica às redes sociais e o quanto as aparências podem iludir, sendo que nem tudo o que vemos pode corresponder à realidade. Este tema é bastante importante tendo em atenção que as redes sociais são parte integrante do nosso dia a dia e não é novidade nenhuma que neste meio as aparências contam muito. Isso acaba por levar as pessoas a fazer muitas vezes coisas que não querem, pura e simplesmente só para agradar aos outros e com isso ter mais likes e reconhecimento. Também pode levar as pessoas a não apreciarem tanto o que têm, porque consideram que aquilo que os outros mostram é que é melhor e portanto preferiam mil vezes ter o que os outros têm do que aquilo que têm elas.

Posto isto, a fim de não me alongar muito e contar dessa forma o episódio todo, dado que este é pequenino, resta-me dizer que gostei não só da ideia apresentada em Instaverso, como também gostei deste primeiro episódio, apesar de que, dado a duração, é difícil para já tirar muitas conclusões. Contudo, fiquei curiosa para saber como é que o resto da história se vai desenrolar, não só de forma a entender como é que este Instaverso funciona, e como é que Maria vai lidar com toda essa situação, mas também o que vai acontecer fora desse Instaverso, uma vez que Inêsperada apercebe-se de uma fotografia em que aparece ao lado de uma rapariga que não conhece (neste caso a Maria).

Concluindo, para quem gosta desta temática e de dar oportunidades a produções portuguesas, penso que deve dar uma espreitadela a este primeiro episódio, que, ao ser tão curtinho, nem nos damos pelo tempo a passar. Quanto a mim, e uma vez que este episódio despertou a minha curiosidade, tenciono ver os restantes episódios conforme forem saindo semanalmente.

Cármen Silva

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos