Girls5eva – Crítica da 1.ª Temporada
| 14 Mai, 2021

Publicidade

Gonna be famous 5eva
‘Cause forever’s too short
Gonna be famous, 3gether
‘Cause that’s one more than together!

Girls5eva é a nova série de comédia musical da Peacock, criada por Meredith Scardino e fruto da produção executiva de Tina Fey. A música é da autoria de Jeff Richmond e a 1.ª temporada conta a história de uma girlsband dos anos 90.

Nesta 1.ª temporada conhecemos Dwan (Sara Bareilles), Summer (Busy Philipps), Wickie (Renée Elise Goldsberry) e Gloria (Paula Pell), a ex-girlsband dos anos 90 detentora de um one hit wonder. Anos depois de a banda se ter separado voltam a encontrar-se devido a uma sample do seu grande êxito: “Famous 5eva” ter sido usado por um rapper famoso. As companheiras veem uma oportunidade de voltar a entrar no mundo da música que mudou muito desde que o abandonaram.

Girls5eva é cómica, divertida e interessante de assistir. No início do primeiro episódio conhecemos Dwan, uma mulher de 40 anos, que vive em Nova Iorque, com o marido e com o filho e que recebe informação para se dirigir ao escritório do antigo manager da banda, Larry (Jonathan Hadary), pois tem uns dólares para receber. Dawn é o cérebro do grupo e futuramente viria a escrever canções que iriam lançar novamente a girlsband.

Neste contexto, a banda acaba por se reunir pois é-lhes oferecida a oportunidade de atuar no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e querem aproveitar o momento para voltarem a juntar-se e destacar-se no mundo da música. Girls5eva é uma girlsband de cinco raparigas, mas em pleno 2021 restam apenas quatro, pois Ashley (Ashley Park), o quinto elemento da banda, morreu em 2004 num acidente, aparecendo apenas nas cenas dos anos 90 e em formato holograma. Esta é a parte mais dececionante da temporada porque a atriz de Emily in Paris tem talento que nunca mais acaba.

A 1.ª temporada de Girls5eva está, sem dúvida bem conseguida. Com um toque musical cómico mas que capta a atenção do espectador e muito movimento e plots diferentes ao longo dos oito episódios, podemos dizer que Girls5eva tem um toque de humor que conhecemos dos episódios de Unbreakable Kimmy Schmidt mas com muito mais gargalhadas à mistura e com piadas muito inteligentes ligadas ao mundo do espetáculo que conhecemos dos dias de hoje.

Girls5eva é constituída para além de Dawn, por Summer, uma mulher que vive um casamento quase de fachada mas que nem se apercebe que o mesmo está pelas ruas da amargura. Tem uma filha influencer do TikTok e retrata a típica loira que não tem noção do que se passa à sua volta, mas que acaba por ser uma personagem cómica e com um cunho muito próprio. O seu marido é Kev (Andrew Rannells), também ele conhecido por ter estado numa boysband e agora trabalha fora para uma cadeia de televisão.

Nesta temporada conhecemos também Gloria, agora dentista e lésbica assumida mas que na altura da ribalta nunca conseguiu sair do armário e sempre teve dificuldade em integrar-se. É uma das melhores personagens da história, pois o retorno do grupo obriga-a a ver as coisas de outra maneira e como realmente são. Gloria, de todas, foi a que mais mudou ao longo dos anos e a única personagem da série que nos anos 90 é interpretada por outra atriz: Erika Henningsen.

Por fim, conhecemos a personagem mais carismática de toda a trama: Wickie. A razão do breakup da banda nos anos 90, pois considerou que teria uma carreira a solo brilhante e que as restantes a estavam a deixar para trás. O resultado foi que das quatro, sem contar com Ashley, é a mulher mais arruinada de todas. Wickie é egoísta mas tem uma voz e uma capacidade de persuasão únicas o que lhe permite levar um estilo de vida interessante.

Girls5eva acaba por ter uma 1.ª temporada brilhante do ponto de vista musical, não que as canções da série sejam grandes hits ou as performances sejam tão boas como encontramos em Zoey’s Extraordinary Playlist, mas têm um cunho próprio e necessário à série, pois faz parte deste argumento cómico e sarcástico.

Para quem é fã de comédias e musicais esta série é ideal, pois não só tem um elenco de luxo com interpretações notáveis mas tem uma realização impecável conseguindo levar o espectador para trás e para a frente no tempo e usufruindo da nostalgia dos anos 90.

Melhor episódio:

Episódio 4 – Carma – Neste episódio vemos Dwan a tentar escrever o primeiro êxito de 2021 de Girls5eva, isto porque Larry lhes tirou os direitos das musicas que a girslband anteriormente cantava. Mas porquê este episódio? Porque para além de haver uma transformação de Summer graças a Gloria, por conhecermos Kev pela primeira vez e por vermos Wickie a ser gozada por dois miúdos da Gen Z do TikTok, somos ainda presenteados por Tina Fey que interpreta Dolly Parton num “sonho” de Dwan. Este quarto episódio, da primeira temporada de Girls5eva, pode ser também considerado um easter egg ligado ao videoclip da música Blank Space de Taylor Swift.

Personagem em destaque:

Gloria (Paula Pell) – Confesso que estava muito indecisa ao escolher a personagem desta categoria e possivelmente para quem tenha visto a série a escolhida deveria ser Sara Bareilles pela interpretação de Dwan ou Renée Elise Goldsberry por Wikie, mas Paula Pell interpreta Gloria de uma forma fantástica e é sem dúvida a melhor evolução ao longo da temporada. Gloria acaba por ser a voz da razão do grupo e a que passou por mais “dificuldades” durante o seu tempo na ribalta, e por isso merece ter este destaque. Há momentos em que a personagem consegue ser muito cringe mas ao mesmo tempo muito cómica.

Margarida Rodrigues Pinhal

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos