Euphoria – Review do Episódio Especial (Parte 1)
| 05 Dez, 2020

Publicidade

[Contém spoilers]

Ainda sem data marcada para a estreia da 2.ª temporada de Euphoria (que eu queria já para amanhã), fomos presenteados pela HBO com Trouble Don’t Last Always, o primeiro episódio especial da série. Existirá um segundo episódio, que pode ser considerado uma segunda parte, ainda sem data de estreia, sendo que estes dois episódios especiais farão ligação entre a 1.ª temporada e a segunda. Assim, nesta primeira parte vemos Rue a celebrar o Natal, juntamente com Ali (Colman Domingo), após ter sido deixada na estação de comboio por Jules (Hunter Schafer), o amor da sua vida, e de ter tido, como consequência, uma recaída.

Euphoria sempre nos foi mostrando ao longo dos episódios que conseguia, de forma magnífica, abordar temas bastante pesados, mas igualmente importantes, apresentando a realidade pura e crua, tal e qual como ela é. Mas mais do que os abordar, é necessário saber fazê-lo. E eu sempre achei que Euphoria, ao contrário, por exemplo, de 13 Reasons Why, conseguia fazê-lo de forma esplêndida. Para além disso, apostava também num argumento brilhante (tanto é que a primeira coisa que me chamou a atenção na série, logo nos minutos iniciais, foi o argumento), numa cinematografia breathtaking e em atuações extraordinárias. E se em algum ínfimo momento duvidamos de Euphoria, com este episódio especial tivemos a prova de que a série sabe muito bem o que está a fazer. As minhas expectativas para este episódio estavam muito elevadas, uma vez que se tratava de Euphoria, mas não estava preparada para o que aí vinha e, sinceramente, depois de ver e rever o episódio, a minha cabeça continua a mil e sinto que, independentemente do que escreva, nada vai fazer jus a Trouble Don’t Last Always.

Foram mais de 50 minutos de uma montanha russa de sentimentos, tendo por base uma das melhores conversas que alguma vez já tive a oportunidade de ver, sendo que através desta se conseguiu abordar, de forma excecional, diversos temas muito importantes, desde o suicídio, a religião, lidar com a perda de um ente querido, ou até mesmo o facto de considerarmos que não somos merecedores de perdão ou que tudo o que nos acontece é porque merecemos por não termos sido boas pessoas.

E se no final da 1.ª temporada tivemos a nossa esperança despedaçada por causa da recaída de Rue, atrevo-me a dizer que este episódio conseguiu restaurar essa esperança. Porque mais do que nos mostrar a luta dela, mostrou-nos como é possível vencê-la. E ninguém melhor para ajudar Rue do que Ali, pois tudo o que Rue passou ou está a passar, Ali também passou e até pior. E ele não esteve a passar paninhos quentes na Rue, muito pelo contrário, foi honesto e não a poupou à realidade, o que me deixou bastante satisfeita, pois acho que muitas vezes tende-se a “romantizar” demasiado os problemas. Outra coisa que também me deixou satisfeita foi a sinceridade de Rue, que não camuflou os sentimentos e/ou pensamentos dela, possibilitando assim a Ali a oportunidade para a ajudar. Porque se assim não fosse, se Rue continuasse com o diálogo inicial dela, ainda que se percebesse de longe que era treta, e não expusesse os seus sentimentos e o que lhe ia na mente, Ali não iria conseguir ajudar grande coisa. E isso também é algo a ter em conta, pois depende de nós dar o primeiro passo para nos ajudarmos, e fico bastante contente por Rue ter dado esse passo.

Ainda que os temas abordados estivessem relacionados com o vício da droga, acho que não é preciso passar por isso para conseguir entender ou até mesmo nos identificarmos com Rue. E esse é outro excelente ponto de Euphoria, porque apesar de se focar em algo tão específico, especialmente neste episódio, a forma como eles abordaram esses (e outros) tópicos, permitiu que nos conseguíssemos rever, nem que seja numa pequena questão. E isso faz com que também nós estejamos a receber, de forma indireta, algum tipo de conselho e/ou ensinamento. Isto é, a maneira como Ali expõe as coisas para Rue e lhe “abre os olhos” não servem só para Rue, mas para nós espectadores também.

E não foi só Ali quem deu bons conselhos a Rue, mas também tivemos o testemunho, ainda que curto, de Miss Marsha (Marsha Gambles), que acrescentou ainda mais sabedoria ao diálogo que Ali e Rue estavam a ter, e também dá contexto ao título deste episódio especial. Nesse diálogo, Miss Marsha refere três coisas muito importantes: primeiro, é que nem tudo o que é bom para nós é o melhor para nós; segundo, e quando questionada por Ali sobre o que se dizia a uma pessoa que não tem esperança, ela refere um ensinamento da avó que só entendeu quando quis ficar sóbria, que era: os problemas não duram para sempre; e, por último, se queremos mudar, isso só depende de nós.

Podem parecer só palavras bonitas, mas têm um fundo de verdade. E têm ainda mais impacto, como todas as palavras de Ali, porque vêm de alguém que sabe do que fala. Mas como já referi anteriormente, estes conselhos tanto dão para o problema com as drogas, como para todos os outros problemas com que todos nós temos que lidar. O foco do episódio até pode ser a Rue, mas o público-alvo somos todos nós, não só como espectadores, mas como pessoas que enfrentamos muitos desses problemas.

Cármen Silva

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos