How To Get Away With Murder – 05×09 – He Betrayed Us Both
| 22 Jan, 2019

Publicidade

Depois de mais de dois meses de descanso, How To Get Away With Murder regressa com um episódio que marca a fase pós-flasforwards da temporada. Como já tem vindo a ser hábito nas temporadas passadas, o episódio seguinte à grande revelação do assassinato não é esplendoroso, cheio de intriga e suspense.

He Betrayed Us Both serviu de contextualização a todo o enredo que envolve Annalise e Gabriel. Ainda que morno e não tão atrativo como outros episódios, este nono capítulo era necessário à história para que o espectador não se perdesse em todas as finas linhas desta teia que é HTGAWM. No entanto, confesso, houve momentos em que me perdi e tive de fazer alguma pesquisa depois de ver o episódio para conseguir ligar todos os pontos.

Calculo que muitos de vós também tenham pensado algures durante o episódio: “o que é que lhe aconteceu mesmo?”, “quem é esta?” ou “quem é que o matou, que eu já não me lembro?”. Se se lembravam de tudo o que os flashbacks deste episódio mostraram gabo-vos a vossa memória! Mesmo sendo um contexto necessário, a informação antiga (e já esquecida) das temporadas iniciais foi muita e alguns pormenores importantes podem ficar perdidos nas entrelinhas.

Desta forma, acho importante deixar aqui um pequeno recap do que aconteceu em 2005.

Ora bem, em setembro de 2005, Annalise estava grávida de cerca de 8 meses com o filho de Sam. Uma poderosa e rica família, os Mahoney, contratam-na como advogada de defesa do filho, Charles, acusado de matar a namorada. Annalise aceita o caso e parte para Ohio, levando consigo Frank, que trabalhava para si há pouco tempo.

O único álibi de Charles é a empregada de limpeza, Rose (a mãe de Wes/Christophe), que alegadamente o viu durante a hora em que o assassinato ocorreu. Como seria de esperar, este álibi é falso e Annalise confronta Rose, tentando convencê-la a testemunhar contra Charles. Durante esta conversa Rose suicida-se e, mais tarde, descobre-se que Charles Mahoney a violou várias vezes, sendo Wes/Christophe seu filho biológico.

Numa outra perspetiva, Frank é abordado por uma mulher, Lisa, que lhe oferece uma grande quantidade de dinheiro em troca de ele colocar um microfone no quarto de Annalise. Frank assim faz e os Mahoney ouvem Annalise dizer que vai à polícia contar tudo sobre Rose. Durante a viagem de carro até à esquadra, o carro de Annalise é abalroado por outro, o que faz com que o bebé morra.

Posto isto, percebeu-se que desde esta altura que Frank tem feito de tudo para proteger Annalise. Até mesmo matar a amante grávida do seu marido (estou a falar de Lila, que apareceu na primeira temporada). E, melhor: tem-lo feito com a ajuda do há muito perdido caso amoroso de Annalise, Eve. Foi ela quem entregou aquele e-mail a Frank que, de seguida, como que obrigou Sam a tratar Annalise como ela merecia. Quer dizer que há 13 anos que Frank sabe da existência de Gabriel.

Ficou também esclarecida a questão da adoção. Depois de perder o bebé e de Wes/Christophe perder a mãe, Annalise viu ali uma situação win/win. Ela precisava de um filho e Wes de uma mãe. O que poderia ser melhor? No entanto, as probabilidades não estavam a seu favor (a começar pelo marido) e a adoção não avançou. Saber que Annalise tentou adotar Wes apenas torna toda a sua história ainda mais triste e acentua a pena que sinto de Annalise quando Wes morreu. Para ela, foi verdadeiramente como perder um filho, outra vez.

Falta apenas saber com quem fala Gabriel no fim do episódio. As apostas estão em Hannah, a irmã de Sam, que sempre acreditou ter sido Annalise a matar o irmão. Para o caso de não se lembrarem, foi mesmo Wes a matar Sam com aquele troféu das aulas de Annalise.

No que às restantes personagens diz respeito, estiveram todas bastante adormecidas, dando destaque apenas a Bonnie. Estou curiosa por saber como se irá desenrolar a história da morte de Miller. Será que irão contar a Annalise e companhia? Será Nate apanhado? Seria mesmo Miller culpado da morte de Nate Sr.?

Gostava que Connor e Oliver pudessem ter disfrutado da sua primeira noite enquanto casados. Mas estamos a falar de HTGAWM e já se sabe que não há descanso para as nossas personagens, mesmo que tenham acabado de casar. E, já agora, Michaela&Asher é uma história que já farta!

Fun Fact: sabiam que o ator que interpretou a versão jovem de Gabriel, Dante Verica, é filho de Tom Verica, o ator que interpreta Sam Keating?

Beatriz Caetano

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos