How To Get Away With Murder – 04×08 – Live. Live. Live.
| 20 Nov, 2017

Publicidade

[Contém Spoilers]

Último episódio do ano de How to Get Away With Murder e com um cliffhanger daqueles de nos deixar sem respirar como a série já bem nos habituou!

Começamos com imagens de Oliver na festa da Caplan and Gold durante a qual o plano dos nossos mini-advogados vai ser posto em prática. Oliver encontra-se com Asher, Michaela e Laurel, totalmente cobertas de sangue, e é neste momento que ele vê a pessoa morta ou supostamente morta, mas nós não e voltamos às 24 horas antes.

Connor, ao descobrir o plano dos seus amigos, segue para casa de Laurel, onde estão todos reunidos. No caminho para lá ligou a Annalise, que não atendeu. Todos tentam convencer Connor a não contar nada a ninguém, especialmente a Annalise, e mesmo que não os queira ajudar, pelo menos que não interfira no plano. Isto acaba com Connor a concordar não fazer nada, pelo menos para já, mas não sem antes confrontar Frank e este o apertar pelo pescoço, libertando-o apenas por insistência dos outros.

Annalise, por sua vez, tem uma surpresa não muito agradável ao chegar a casa: Bonnie. Esta declara o seu amor por ela e que não consegue viver sem ela e conta-lhe tudo o que aconteceu com Isaac e com o Procurador. Annalise manda-a embora, ficando claramente com medo do que ela possa fazer. Esta relação está tão confusa! Esta conversa deixa Annalise a precisar uma bebida, mas em vez de se entregar ao álcool, Annalise segue para o consultório de Isaac.

Chegamos então à noite da festa e os quatro estão presentes: Michaela, Asher, Oliver e Connor. Michaela tenta, um tanto ou quanto desesperada, ficar com a bolsa de Tegan de forma a poder roubar o cartão que dá acesso à documentação confidencial da Antares, mas sem grande sucesso inicialmente. Já Connor está presente, mas sempre com dúvidas e com vontade de que os restantes desistam da ideia. Laurel espera em casa, numa total aflição, quando recebe uma chamada de um número desconhecido, perguntando: “sobre o que é que estás a falar?”. Frank entra em casa de Simon e coloca provas no seu computador sobre a Antares e vemos ainda que Bonnie se encontra com Nate, para uma reunião de AA (entenda-se Annalise Anonimous).

Na conversa de Annalise com Isaac fica claro que a relação destes dois vai muito mais além do que apenas a relação terapeuta/paciente. Annalise quer continuar a vê-lo, mas diz que é por motivos egoístas, porque ela precisa de alguém como ele na vida dela e que a possa ajudar na sua luta contra o álcool. Isaac diz que não é bom para os dois. Ela pergunta se é porque ele tem medo de perder um paciente como perdeu a filha e ele diz que não, que o problema é ela saber demasiado da sua vida. Ela não quer saber e quer que ele a ajude.

Na festa, Simon declara-se a Oliver. Sim! Declara-se, leram bem! Simon está pelos vistos apaixonado por Oliver! Nem sabíamos que ele era homossexual, mas nem ele próprio sabia. Tudo isto deixa Oliver com muitas dúvidas e quer abandonar o caso, mas Michaela entra em ação e com um discurso de mini-Annalise resolve todas as dúvidas. Entretanto quem chega para garantir que eles não desistem mesmo é Laurel. De quem era o telefonema que fez Laurel seguir para a festa?

Connor decide ligar a Annalise a contar tudo sobre as suas descobertas de que o pai de Laurel matou Wes e que os restantes pretendem vingar-se, expondo os podres de Jorge e da Antares.

Michaela finalmente consegue segurar na bolsa de Tegan e entrega o cartão a Asher, que tem exatamente cinco minutos (o tempo do discurso de Tegan) para descer ao piso inferior, entregar o cartão a Oliver, este conseguir hackear o computador e transferir os dados sobre a Antares e fazer todo o processo de volta de forma a que Tegan não perceba que o cartão foi roubado. E em 3, 2, 1, começa!

Oliver, com ajuda de Laurel, consegue transferir os dados para um disco externo, não sem antes haver uns pequenos problemazinhos que eles acabam por conseguir resolver. Os cinco minutos estão prestes a terminar quando Oliver e Laurel terminam o trabalho e, com pouco tempo para regressar, decidem colocar o cartão em Simon, sendo Oliver a melhor pessoa para o fazer agora que ele declarou a sua paixão por ele. Nesse momento, Annalise liga a Laurel, que não atende. Annalise deixa-lhe uma mensagem de voz a dizer que a ajuda, mas que ela precisa de confiar nela e deixa o consultório de Isaac com a conversa a meio.

Enquanto Oliver procura por Simon, Connor liga-lhe e vemos as mesmas imagens do início do episódio. A chamada de Connor era para informar que havia contado a Annalise e Oliver corre para contar aos restantes. É neste momento que encontra os três cobertos de sangue e vemos que o morto (ou ferido) é Simon!

Recuamos até ao momento em que decidem colocar o cartão em Simon. Desta vez acompanhamos Laurel e Asher, que se encontram com Michaela, que entretanto saiu da festa. Ao chegar Michaela, eles contam-lhe da alteração ao plano, mas surge Simon, que ouve que vão colocar-lhe um cartão no bolso de forma a incriminá-lo. Simon não reage bem e quer saber o que se passa. Laurel oferece-lhe dinheiro, mas ele rouba-lhe a mala para saber o que ela esconde, mas o que encontra é uma arma. Acidentalmente, acaba por disparar contra si próprio. Surpreendente sem dúvida! Não esperava que fosse isto que acontecesse. Asher acaba por pegar na arma. Neste momento, Oliver chega e descobre tudo. Connor continua no andar de cima sem saber nada do que se passa.

Michaela, neste momento, entra em ação e, como mais esclarecida de todos, tira a arma das mãos de Asher, limpa-a de impressões digitais, coloca-a ao lado de Simon, coloca o cartão no bolso de Simon e limpa a cara de Laurel do sangue e manda-a ir de volta para casa com o disco, porque se o pai dela descobre que ela estava presente vai perceber que alguma coisa estranha se passa e manda Asher ligar para as emergências. De seguida, regressa à festa, toda coberta em sangue, e grita por ajuda. Connor segue para junto dela e ela manda-o ir ter com Laurel ao apartamento dela.

Annalise regressa ao hotel e tenta apanhar o elevador, pisando uma pinga de sangue que ela nem vê por ir ao telemóvel com Frank. Sem o elevador funcionar, decide ir pelas escadas. Quando está prestes a entrar no seu quarto, ouve gritos de uma mulher. Assim, vemos que Laurel ao entrar no táxi ouve a mensagem de voz de Annalise e em vez de ir para o seu apartamento segue para o hotel de Annalise. Ao chegar ao hotel, entra no elevador, deixando uma pinga de sangue na entrada do mesmo (aquela que Annalise pisou). Enquanto sobe de elevador, Laurel percebe que está a perder sangue e recorda o momento em que Frank apertou o pescoço de Connor, pois enquanto tentava separá-los, Frank sem querer bateu-lhe com força na barriga. Para ajudar, o elevador encrava e Laurel vê-se encarcerada no elevador e prestes a perder o bebé. Com as mãos todas ensanguentadas, Laurel carrega em todos os botões do elevador e coloca as mãos na parede deixando o rasto de sangue que tínhamos visto nos flashforwards dos episódios passados. Completamente sem forças cai, grita por ajuda e ao perder cada vez mais sangue acaba por desmaiar.

Ao mesmo tempo vemos a cirurgia de Simon, que parece perder a vida, e os interrogatórios a Asher, Oliver e Michaela, terminando com a detenção de Asher. Michaela recebe uma chamada de Connor a dizer que está no apartamento de Laurel, mas que esta não está lá, mas quem está também a ouvir esta conversa é Dominic, que se encontra no fundo das escadas do apartamento de Laurel.

No exterior do elevador, Annalise chama por ela e abre uma das portas do elevador encontrando aquela cena totalmente aterradora e percebe que o bebé já nasceu, mas que se encontra sem vida. Annalise liga para as emergências, que a conseguem guiar no que fazer para manter com vida o bebé. Annalise consegue chegar ao bebé e começa a fazer-lhe reanimação cardio-respiratória, dizendo, lavada em lágrimas, “Live! Live! Live!”. No final do episódio ouvimos um choro de bebé, o que indica que aparentemente Annalise salvou o filho de Laurel.

Wow, que episódio! A série tem esta capacidade de nos dar episódios que fazem suster a respiração do primeiro ao último minuto e este oitavo episódio foi um deles. Todos os episódios em que se chegou à conclusão de um flashforward têm sido espetaculares e este não foi exceção.

A vítima ser Simon não surpreende, era uma conclusão lógica e com algum sentido, no entanto não deixa de ser bem pensada. Mas o que realmente é muito bom neste episódio é toda a cena do elevador, do seu início ao seu final. Quer dizer, o seu final só vamos saber em janeiro, ou até mais tarde, porque na realidade não sabemos o que ainda virá dali. Sabemos que Laurel não perde a vida, porque já tivemos imagens dela no hospital perguntando pelo bebé e agora percebemos o porquê dessa pergunta.

O facto de Dominic estar no apartamento de Laurel mostra que o pai desta sabe ou desconfia de alguma coisa e provavelmente não se vai ficar por aqui. O que irá acontecer ao disco? Ele ficou caído no elevador na mala de Laurel e acredito que não consigam ficar com ele, podendo o seu paredeiro ficar desconhecido.

E que repercussões terão estes acontecimentos na vida de Annalise? Será ela novamente abalada pelas fortes emoções a que se submeteu nesta noite?

O que acharam deste desenlace? Eu adorei! Os minutos do episódio passaram a voar, as interpretações estiveram a um muito bom nível, a banda sonora da série é maravilhosa, mas neste episódio esteve soberba e completou os diferentes momentos de uma forma única.

Como vou aguentar até janeiro?

David Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos