Blindspot – 03×01 – Back to the Grind
| 30 Out, 2017

Publicidade

Contém Spoilers!!

Estão a ver quando não sabem a falta que algo faz até perderem essa mesma coisa? Comigo Blindspot é parecido, mas não me apercebi da falta que fazia até ter voltado a ver. No final da temporada anterior estava a gostar, mas já vinha de 22 semanas seguidas a ver Blindspot, já me tinha habituado, já se tinha entrosado na minha rotina semanal, portanto quando acabou a temporada não fiquei contente, obviamente, mas também não sentia a falta. No entanto, quando hoje pus a dar o primeiro episódio foi logo uma sensação de emoções agradáveis de voltar a ver aquelas caras conhecidas no ecrã, uma rotina que foge à previsibilidade da maioria dos policiais, uma lufada de ar fresco num mundo por vezes cinzento.

O episódio começa de uma maneira genial, que liga os pontos do final da temporada anterior, explicando-nos o que aconteceu. Primeiro, Jane e Kurt casaram e foram viver juntos para o Colorado. Ainda dizem que a vida perfeita não existe… Existe e durou três minutos, que foi a altura do episódio em que a casa de Jane é invadida por assassinos à procura de um prémio, prémio esse que foi posto sobre a cabeça de Jane por alguém difícil de encontrar. Weller recusa mandar a mulher (ainda parece estranho poder referir-me a Jane assim face a ele) embora; no entanto, Jane abandona-o para não o pôr em risco e vai viver para o sítio onde tínhamos visto no fim da 2.ª temporada.

O que ela não contava era que Roman raptasse os seus antigos parceiros, Zapata, Reade e Patterson e os vendesse ao maior comprador. Digo antigos não só por ela ter fugido, mas sim porque Reade foi promovido à antiga posição de Weller; Patterson começou a criar uma app e Zapata juntou-se à CIA. O rapto levou Weller a conseguir encontrar Jane, para abrir a mala que Roman lhes deixou e que dava origem a novas tatuagens que tinham sido postas uns meses antes, quando Jane teve um acidente. Para encontrar os seus parceiros precisam da ajuda do FBI, em particular do novo substituto de Patterson; Rich Dotcom parece ir tornar-se uma presença regular em Blindspot.

Antes de conseguirem encontrá-los precisam de seguir a primeira tatuagem, que os leva ao local onde Kurt pediu Jane em casamento e onde encontram Roman, que lhes oferece uma oportunidade para tirar o prémio da cabeça de Jane. Kurt tem que a injetar com uma substância que a fará parecer morta, juntamente com outra que a fará acordar; no intervalo das duas terá de conseguir entregar o corpo a quem pôs o prémio para que este o retire. Claro que não corre exatamente como esperado e envolve luta, mas o que interessa e fica para a história é que Jane acaba viva e sem assassinos atrás dela.

Noutra narrativa conseguem encontrar Patterson, Reade e Zapata e ajudá-los na fuga que estes já tinham iniciado, numa cena que mete uma força armada contra um tanque. Ganhou o tanque, sem grande dificuldade, e a equipa volta a ficar toda junta e a salvo no FBI. Reade, que desejava trabalhar novamente com os seus antigo colegas, cria uma equipa conjunta do FBI e CIA como desculpa para Zapata voltar, para trabalharem nas novas tatuagens. O que nos deixa logo intrigados neste episódio são os pequenos segredos que cada membro está a guardar em relação aos outros; Jane tem uma data de dinheiro e passaportes que não confiou dizer a Kurt e esconde-os na ventilação, um truque que já está algo gasto desde os tempos do meu psicopata preferido, Dexter. Zapata sabe algo face a uma tatuagem que liga à CIA e escolhe não partilhar; Patterson tem andado a ver Rich Dotcom em segredo. Por fim, Weller está a esconder algo que aconteceu em Berlim e que é grave o suficiente para Roman fazer chantagem e o convencer a ajudá-lo com alguma coisa. Eu sei que dizem que o esforço individual de cada um é o que faz o trabalho de equipa, mas isso não se aplica quando cada um esconde segredos e puxa numa direção diferente. Com tanta dinamite para explodir, temos aqui material que chegue para esta temporada toda. Esperemos que como numa equação menos com menos dê mais e as coisas más se anulem umas às outras; Weller e Jane demoraram a chegar ao ponto onde estão, seria uma pena se a sua relação encontrasse obstáculos tão cedo após reatarem.

O que acharam deste episódio? Caso não tenham percebido durante esta leitura, eu adorei e já conto os dias para que saia o próximo episódio!

Raul Araújo

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos