Blindspot – 01×22 – If Love a Rebel, Death Will Render
| 18 Mai, 2016

Publicidade

O penúltimo episódio da primeira temporada de Blindspot não se conteve. Reviravoltas, mudanças, perguntas e mortes surgiram a toda à volta e a maioria delas aconteceu nos últimos 12 minutos.

If Love a Rebel, Death Will Render começa com Jane a pedir explicações a Oscar por ter sido esta a incriminar Mayfair. Ela está furiosa, mas Oscar jura que é assim que tem de ser, Mayfair fez coisas terríveis e tem de ser responsabilizada. Jane não se opõe a isso, mas argumenta que Mayfair não pode ir para a cadeia por algo que não fez. Quando Jane parecia irredutível nas suas convicções, eis que Sophia Varna sai das sombras para revelar algumas verdades. Jane reconhece-a, ela havia abordado Sophia na esperança que esta pudesse consertar os erros que tinha cometido. Sophia concordou e por isso encenou a sua morte. Oscar revela que condenar Mayfair é apenas a primeira fase do plano, ao mesmo tempo que pede para não confiar nele. Jane deve confiar sempre em si mesma a respeito de tudo.

Mas passando já para um dos acontecimentos chocantes da semana: Mayfair está morta! Oscar matou-a, após um conflito entre Jane e Mayfair. A sua personagem era complicada, interessante, profunda, acrescentou tanto, mas tão pouco ao mesmo tempo, à série que a decisão de a matar deixa-me confuso. É uma pena ver uma personagem, com tudo o que Mayfair representava, ser tirada aos telespectadores.

Não teria sido melhor para o dramatismo da série que Mayfair vivesse? Convencer o resto da equipa sobre Jane, convencê-los de que não podem confiar nela? E desta forma criar uma nova linha narrativa, dividir a equipa: crentes em Jane (provavelmente só Weller) versus não-crentes em Jane? Confesso que gostaria de saber qual o lado que Weller iria escolher, sabendo que, por confiar em Mayfair, esta estaria a dizer a verdade.

Sim, Mayfair morreu depois de perceber que foi Jane quem a incriminou. Mayfair descobriu que tudo não passou de um plano bem elaborado. Ela não resgatou Alex de um bêbedo qualquer no bar. O dinheiro que ela deu a Sofia não era para a ajudar a fugir do país, este foi colocado estrategicamente no quarto de hotel onde Alex foi assassinada. Tudo foi pensado ao pormenor para que Mayfair fosse acusada de assassinato. Após Mayfair ter juntado todas as peças do puzzle, foi capaz de rastrear um número de telefone de Sophia, levando-a ao prédio abandonado onde Jane estava à espera de Oscar. Nessa altura, toda a raiva e acusações de Mayfair caíram em cima de Jane. Quando Mayfair (potencialmente) iria atirar em Jane, Oscar matou-a.

“I just wish I could be there to see his face when he finds out what you really are”, dito com um sorriso para Jane foi o último ato de Mayfair.

Mas a revelação chocante estaria ainda por vir. Perto do final, às portas da morte, o pai de Weller deixou cair uma verdadeira bomba, num dos momentos mais emotivos da primeira temporada. O pai de Weller, na verdade, matou Taylor Shaw. Jane não é Taylor Shaw!

O pai de Weller, que estava a aproximar-se do último suspiro, continuou a dizer que ela está sobre o forte, ela está sobre o forte. E “ela” em questão é Taylor. Admitindo que tudo o que o pai de Weller disse é verdade, então, afinal quem é Jane? Quem está sobre o forte? Porque é que esta organização quer que todos, mais especificamente Weller, pensem que Jane é Taylor? Oscar também chama sempre Jane a Taylor. Estarão a enganá-la também? E todos os flashbacks entre Weller e a família de Taylor? Terá sido tudo isto, memórias implantadas? E o registo dentário que coincide entre as duas? Poderia estar aqui a elaborar mais dezenas de perguntas que nunca mais acabava.

É completamente compreensível que o pai de Weller não tenha contado à sua família a verdade. Ele queria que o seu filho gostasse dele de novo e essa pessoa, que todos pensavam que era Taylor, deu-lhe essa oportunidade. O pai de Weller, obviamente, não poderia morrer sem limpar a sua consciência, mas agora Weller tem de lidar com tudo isto.

Estes dois desenvolvimentos da narrativa foram enormes, mas não foram as únicas coisas interessantes que aconteceram. Mayfair a correr a cidade, atrás de pistas, foi algo que a série ainda não nos tinha dado. E foi bom saber que Mayfair, além de chefe e com funções de secretaria, também é excelente nesse campo, teria sido uma grande agente no passado. Usando telefones públicos, dando às pessoas dinheiro para dicas e colocar todas as peças do quebra-cabeça juntas foi uma grande mudança para a sua personagem.

Relativamente a outros destaques do episódio: o Diretor Pellington deu a Weller o cargo permanente de Mayfair, mas com a contrapartida de encerrar o projeto Jane Doe. A partir de agora, Jane não é mais bem-vinda ao edifício e esta é a única maneira que Weller tem de continuar no FBI, aceitar esta ordem.

Foi um episódio novamente muito bom de Blindspot, que criou as bases para o final da temporada na próxima semana. As expectativas são muitas e as incertezas são enormes. Neste momento, tudo pode acontecer em Blindspot.

Considerações rápidas:

  • Jane e Weller beijam-se, finalmente
  • Zapata ajudou a rastrear o número para Mayfair, resta saber se por livre e espontânea vontade ou mandada pelo Procurador
  • Reade e Tasha confessam um ao outro o que tem vindo a acontecer

Fernando Augusto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos