Classificação

7.5
Interpretação
8
Argumento
8.5
Realização
7.5
Banda Sonora

Baseado no livro com o mesmo nome, Recovery Road é mais uma aposta da FreeForm (anteriormente ABC Family). A série dramática é protagonizada por Jessica Sula e Sebastian De Souza (dois alumni da série britânica Skins) e conta a história de Maddie, uma adolescente viciada em drogas e álcool que é apanhada pela conselheira da escola e forçada a escolher entre ser internada num centro de reabilitação ou ser expulsa da escola. Naturalmente, Maddie escolhe a primeira opção e acaba em Springtime Meadows.

De acordo com o meu conhecimento acerca de séries da ABC Family, o centro será onde faz novos amigos, terá uma turbulenta relação com o único rapaz giro no edifício e paulatinamente aprende a transitar de uma adolescente problemática a uma mulher mais madura. Mas mesmo que usem estes elementos a série está num ótimo caminho!

À exceção de alguns elementos presentes no piloto, Recovery Road tenta várias vezes fugir aos clichés de séries sobre adolescentes revoltosos, pois concentra-se em narrar de maneira realista os vários aspetos do processo de reabilitação no caso de um adolescente e apoia-se nas encantáveis personagens e nas potenciais relações que irão brotar no decorrer da série.

Para balancear a falta de alegria na personagem Maddie, Blackout conta com um leque variado de outras personagens residentes (ou não) na Springtime Meadows: a energética Trish, que convenientemente está internada por consumir metanfetaminas e, como resultado, perdeu a custódia da filha; Vern, o simpático dançarino do centro e o misterioso Wes, que é proibido de andar com Maddie apesar de gostar dela (que surpresa!).

Os atores na série fazem um decente trabalho em convencer-me de que existe uma genuína atmosfera de família na Springtime Meadows. Um dos meus pacientes favoritos é o carismático Vern, que diz o que quer e refila por tudo e qualquer coisa, mas tem um coração de ouro e toma conta de todos no centro. A personagem é interpretada pelo ator Daniel Franseze, que curiosamente fez o papel de Damian em Mean Girls, que na minha opinião é uma versão mais jovem e exibicionista de Vern.

Recovery Road revelou-se ser uma agradável surpresa vinda da FreeForm, misturando a sua típica fórmula envolvendo adolescentes com uma narrativa coerente e convincente sobre vícios. Apesar de não parecer ter vigor suficiente para durar várias temporadas, ganhou mais uma fã. Que venham mais episódios!

Cátia Neto