Gotham – 02×06 – By Fire
| 31 Out, 2015

Publicidade

No sexto episódio de Gotham, “By Fire”, a saga da Firefly chega ao fim, Butch sofre nas mãos de Tabatha e Theo enquanto procura pela Mrs. Cobblepot.

“Scarification” e “By Fire” são duas partes de uma só narrativa e serviu não só para contar a história da anti-heroína Firefly, mas também do Riddler (FINALMENTE!) e possivelmente de novos vilões que residem na misteriosa Indian Hill!

Butch consegue convencer Theo, Tabatha e Barbara que não é mais leal ao Penguin, e começa a trabalhar para a equipa Galavan, ao mesmo tempo procurando por pistas do paradeiro da mãe de Oswald. Butch acaba por ser ridicularizado e sofre uma lavagem cerebral por parte de Tabatha. No fim do episódio, o guarda-costas favorito de Penguin aparentemente escapa da tortura de Tabitha e diz a exata localização da Mrs. Cobblepot ao Penguin, apesar de parecer estar longe de a descobrir durante o episódio. Hm… Muito suspeito…

Entretanto, Selina discute com Bridgit os preparativos para a sua fuga de Gotham. Selina, naturalmente, sugere assaltar um evento. Bridgit recusa ao princípio, mas acaba por aceitar (com alguma convicção por parte da Selina), e põe o fato de Firefly para invadir o tal evento, que acaba por ser um leilão de escravas. A cena foi gira e Firefly foi tão badass quanto a Cat!

Bridgit, enfim, arranja dinheiro suficiente para desaparecer e começar uma vida sem os irmãos que tanto a maltratavam. Quando tudo parece bem e Bridgit se despede de Cat, os irmãos aparecem do nada e levam-na de volta ao seu lar, torturando-a e ameaçando-a para nunca mais lhes desobedecer. Bridgit parece ceder, mas pouco tempo depois revolta-se e incendeia os dois irmãos. Isso sim é karma! Bridgit então volta ao leilão onde assaltou o dinheiro com o fato de Firefly e resgata todas a mulheres mantidas em cativeiro. Enquanto isso, a dupla Gordon-Bullock persegue Bridgit e com a ajuda de Selina (que fez Gordon prometer não a magoar ou a prender), finalmente apanham-na a sair do leilão.

Infelizmente, assim como na primeira temporada, toda a aberração da semana tem de desaparecer ou morrer de maneira trágica/heroica. Bridgit não foi exceção: durante o confronto com a GCPD um dos agentes atira em direção a ela, e quando a bala rompe o equipamento da Firefly, Bridgit entra em pânico e põe fogo num dos carros da polícia que acaba por explodir, incinerando-a.

Gordon volta a casa, onde Selina está à espera de novidades. A reação de Cat quanto à morte de Bridgit foi de partir o coração. Ela e Tabatha fazem um melhor par do que Cat e Ivy Pepper; Tabatha é muito melhor sendo sidekick da Cat!

Enfim chega a parte mais interessante do episódio. Apesar de ser à custa da morte de uma das personagens mais amorosas de Gotham, finalmente chega aquilo de que todos os fãs de E. Nygma estiveram à espera desde o episódio piloto da série: a introdução de Riddler como o conhecemos no mundo da BD! Edward tem uma das histórias de origem mais trágicas da série. Mesmo que ainda não o vamos ver no clássico fato verde, de bengala e chapéu de coco, saber que existe mais um pedacinho de Riddler aí dentro faz-me sentir satisfeita e feliz por ver mais um famoso membro do futuro clube de vilões de Batman a nascer.

A última observação vai para o facto de que Bridgit ainda está viva! Foi levada para um hospital intitulado Indian Hill, uma divisão da Wayne Enterprises. Vemos brevemente alguns personagens peculiares. Irão aparecer outra vez num futuro episódio?

Predições à parte, ‘By Fire’ foi uma excelente continuação de ‘Scarification’. Camren, Michelle e Cory interpretaram os seus personagens com vigor, proporcionando ao episódio muito drama.

Cátia Neto.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos