Wayward Pines – 01×09 – A Reckoning
| 18 Jul, 2015

Publicidade

01x09 - A Reckoning

01×09 – A Reckoning

Contém SPOILERS!

Uma das notícias do dia de ontem deu conta do final de Wayward Pines, após o episódio da próxima semana. Se por um lado esta informação já era esperada desde o princípio desta história, por outro ficamos sempre com aquele sentimento de que mais poderia ser aproveitado para nos oferecer pelo menos mais uma temporada.

Pessoalmente até nem fiquei muito desiludido com este desfecho, pelo simples facto de considerar que havendo um tempo limite para contar uma história faz com que os produtores se vejam obrigados a focar o seu trabalho apenas no que é realmente importante e não enrolem demasiado só para “fazerem render o peixe”.

Deixando agora de lado as considerações pessoais acerca do cancelamento de série, foquemo-nos naquilo que se passou neste penúltimo episódio. Sem dúvida alguma que este veio agitar mais as águas e preparar o terreno para que a série possa encerrar da melhor forma possível.

Wayward Pines encontra-se cada vez mais dividida e as consequências dessas divisões podem vir a ser catastróficas para todos. No meio destas fações temos um Ethan Burke que tenta balancear as coisas da forma que ele considera ser a mais correta, mas que não agrada a muita gente.

A falta de controlo sobre os habitantes por parte de David Pilcher começa a assumir proporções preocupantes, com um crescente número de habitantes a terem consciência de que cada um possui um localizador GPS e a retirarem-no. Os responsáveis máximos pela cidade só começam a ter noção disto depois da tentativa falhada em localizar todos os membros do grupo insurgente formado por Kate.

Esta falta de controlo sobre a população faz com que David se possa contradizer um pouco. Se na semana passada este parecia estar decidido a acabar com as execuções públicas, esta ameaça faz com que ele recue um pouco nessa convicção e queira que Ethan corte o problema pela raiz, que é como quem diz, executar Kate e assim dissuadir o restante do grupo.

Quem conhece Ethan sabe perfeitamente que ele jamais alinharia nesse esquema, mas ele soube tirar partido das pressões alheias para conseguir finalmente concretizar o seu grande objetivo, contar a verdade para todos os habitantes.

As pressões alheias a que me refiro provieram daquele que parece ser o primeiro de graduados a sair da Academia de Wayward Pines. Um grupo de três jovens ainda com todos os ideais, sobre os quais foram educados, ainda bem enraizados dentro de si, pensam que poderiam ser eles a forçar o cumprimento das regras da cidade. Jason Higgins ainda executou a sangue frio três prisioneiros de Ethan, mas não foi mais avante que isso.

Todos estes acontecimentos permitiram a Ethan manipular toda a gente de Wayward Pines. Quando todos pensavam que ele iria executar finalmente Kate, eis que ele revela o segredo que David Pilcher tanto queria guardar. Todos ficam a saber de que o mundo exterior que eles conheciam desapareceu e, como seria de esperar, a maioria deles não acreditaria nisso. Para contornar isso ele fez uso da misteriosa instalação subterrânea do Lote 33, na qual continham vídeos de Adam Hassler, e outros, a documentar o que realmente sobrou do lado de fora daquela cidade.

Quem não ficou nada agrado com tudo isto foi David Pilcher, que num ato de pura vingança e egoísmo desligado por completo o sistema elétrico subsistente da cidade, e por consequência da cerca que envolve a cidade, abrindo assim a porta finalmente à entrada dos Abis na cidade. Parece que as minhas preces fora ouvidas por Chad Hodge e teremos uma invasão de Abis.

Ficaram assim as cartas lançadas para o final da próxima semana, que pela promo disponibilizada pela FOX promete se épica. A derradeira batalha pela sobrevivência da humanidade está prestes a começar e nós estaremos deste lado para assistir a tudo.

Nota: 9/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos