Game of Thrones – 05×07 – The Gift
| 30 Mai, 2015

Publicidade

05x07 - The Gift

05×07 – The Gift

Contém SPOILERS. 

Faltam quatro episódios para acabar a quinta temporada. Isto passa tão depressa que uma pessoa começa já a preocupar-se com o final da temporada. Já é sabido a história dos livros acaba este ano. George R.R. Martin nem vai estar envolvido na próxima temporada, o que são boas notícias para os fãs dos livros.

Raramente os títulos nesta série resumem tão bem o episódio. É certo que não é fácil devido aos muitos cenários e personagens mas este funcionou bastante bem. The Gift ou a prenda, e português. A cena entre Gilly e Sam na Muralha. O que foi dado ao espetador com a prisão de Cersei em King’s Landing. A de Tyene a Bronn em Dorne. A de Ramsay a Sansa em Winterfell. E, por fim, a mais esperada desta temporada… Ser Jorah oferecer Tyrion a Daenerys em Meereen (que é, para mim, uma das melhores diferenças dos livros que fizeram).

King’s Landing

Olenna não está disposta a baixar os braços pelos netos. A sua Casa, que estava em todo o seu esplendor com Margaery a ocupar o lugar de rainha consorte e Mace como Mestre da Moeda no Pequeno Conselho vê tudo a desmoronar-se com a prisão não só da rainha como a do herdeiro de Highgarden, Loras.

A conversa entre Olenna e o High Sparrow foi um dos pontos altos do episódio. Ambos têm pontos válidos. Ele acredita piamente que está a fazer a coisa certa e tornou-se difícil argumentar com ele. Olenna ama o neto incondicionalmente, sem se importar com a orientação sexual dele.

Contudo, Olenna não é mulher de baixar os braços e trata logo de se encontrar com o parceiro de crime, Petyr Baelish. Não se pode dizer que ele tenha ficado surpreendido com as ameaças dela e tratou logo de se mexer.

Cersei andou a brincar com o fogo a temporada inteira. Ninguém está num lugar ao sol por muito tempo nesta série. O da Lannister chegou mas não desiludiu. Lancel revelou finalmente os crimes da prima e a rainha (?) foi presa logo depois da visita a Margaery.

O que acontecerá agora a Tommen? Com Jaime retido em Dorne, Twyin morto e Cersei e Margaery presa, o jovem e imaturo rei está sozinho, vulnerável. Seria a altura ideal para Stannis ou Daenerys reclamarem o trono. Não há muito que os impeçam de roubar a coroa ao leãozinho. É pena é estarem tão longe da capital…

Winterfell

O casamento de sonho continua. Sansa está a viver um pesadelo ainda pior do que em King’s Landing. Está a ser vítima de violações constantes no sítio onde nasceu e cresceu.  Presa na torre pelo marido, a vida da jovem Stark não pode ficar pior do que isto. É certo que Brienne e Podrick continuam de vigia ao Castelo mas até quando?

A conversa entre ela e Ramsay deu-me especial prazer e Sansa também não tem mais nada a perder. Nem Theon consegue libertar-se da teia em que Ramsay o envolveu. Ele sabe o que se passa, foi o responsável pela “morte” de Bran e Rickon. Eu sei que a influência de Ramsay é imensa, mas Theon deve-lhe. Muito.

Até quando é que Sansa tem que sofrer? Stannis, cheira-me, vai passar um mau bocado até chegar a Winterfell devido à tempestade. Quando é a vela é acesa na Torre Quebrada?

Muralha

Sam: He was the blood of the dragon, but now his fire has gone out. And now his watch is over. 

Acho que foi a primeira vez nesta série morreu de velhice. E logo na Muralha. Mas sim, o velho Maester Aemon da Casa Targaryen, tio avô do Rei Louco e um dos homens mais sensatos e sábios da Patrulha. Irónico que seja um Targaryen.

E agora é oficial. Dany é a última Targaryen viva no mundo (que se saiba, claro. E Jon não conta totalmente por não ser oficial!). Dany também corre perigo constantemente. Será que ainda vamos assistir à queda definitiva daquela que foi um dia a Casa mais poderosa do mundo?

Jon foi-se para Hardhome e deixou para trás Sam numa altura em que os inimigos crescem. Prova disso foi o ataque a Gilly, o elo mais fraco. Já estava a achar estranho nenhum dos irmãos (alguns deles são violadores extraditados para a Muralha) ainda ter aproveitado a presença feminina em Castelo Negro, mas aqui está ela. Todavia, Sam pode não estar com muitos irmãos do seu lado mas um certo lobo gigante veio ao seu auxílio. Ghost não abandonou o amigo do dono.

O que dizer da cena de sexo? Foi preciso Jon e Sam fazerem um juramento de castidade para terem sexo. Não sei o que vai acontecer a seguir, mas este momento andava a ser adiado há demasiado tempo!

Dorne

Finalmente Dorne soube a mais! Bronn e as Serpentes estão presos (e não pude deixar de notar que as celas de Sunspear são muito mais agradáveis do que as de King’s Landing).

Tal como Oberyn, também Tyene lava as suas lâminas em veneno. Bronn estava em maus lençóis, não fosse o antídoto. Mas as filhas do Red Viper não me parecem fazer nada ao acaso. E Bronn não é propriamente conhecido por ser um homem fiel (a sua lealdade vai para quem lhe oferecer mais). Não há-de ser muito difícil para a bela Tyene convencer o cavaleiro a ajudá-las no segundo assalto a Myrcella.

Myrcella recusa-se a abandonar Dorne. Ninguém a pode culpar. Há anos que vive no palácio e foi para lá pequena. Criou laços tanto com as Serpentes mais jovens (como disse Oberyn a Cersei no casamento de Joffrey. Oberyn tem oito filhas, apesar de só aparecerem três.) e especialmente com Trystane. Quais eram as probabilidades de ela se apaixonar pelo prometido? E ela tem razão. Jaime nunca se envolveu na vida dos filhos. Pouco o víamos interagir ou preocupar-se com Joffrey, Myrcella ou Tommen. É aqui que ele vê o quanto falhou com os filhos/sobrinhos.

Meereen

Num momento há muito esperado pelos fãs, Dany e Tyrion encontram-se no mesmo local. Ela vai assistir – muito contrafeita – aos combates. Ser Jorah não esperava vê-la tão cedo e foi incapaz de controlar a ânsia de ver a amada.

Esperava que a cena em que ela e Tyrion se conhecem tivesse mais sal, mas não deixa de ser um encontro épico. O que fará ela com eles? E que posição terá Tyrion ao conhecer melhor a rainha Targaryen de quem já ouviu tanto falar? Unir-se-ão ou ideias distintas vão separar os dois?

Nota: 9/10

Maria Sofia Santos

 

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos