Gotham – 01×09 – Harvey Dent
| 20 Nov, 2014

Publicidade

1x09 - Harvey Dent

1×09 – Harvey Dent

 

Contém SPOILERS.

O título não podia ser mais específico. Ia-nos ser apresentado outro vilão da DC Comics e um do mais conhecidos do universo Batman. Harvey Dent, o futuro Duas-Caras. O grande problema do episódio foi que o promotor público apareceu do nada. Seria de esperar que um dos únicos (ou o único) advogados honestos em Gotham tivesse sido mencionado, não?

Adiante. Harvey direciona logo as suas suspeitas do caso dos Wayne para Dick Lovecraft. Certo. Quem é essa personagem? Outro que caiu do céu. O certo é que Harvey o quer apanhar a todo o custo. Já percebemos que ele não é boa rês mas será mesmo ele o homem por detrás do assassinato dos Wayne? Os dedos não chegam para contar a quantidade de séries policias que têm um grande assassinato que move a acção toda e “Gotham” tem o privilégio de ter um dos mais misteriosos e famosos de todos os tempos.

Relativamente a Harvey Dent (antes de se tornar num vilão depois de Sal Maroni desformar a cara com ácio e ele enlouquecer), o advogado foi dos maiores aliados de Batman e Jim Gordon. Pensei que nesta altura Harvey fosse da idade de Bruce e Selina, mas resolveram dar-lhe mais uns anitos. Nicholas D’Agosto não desapontou. Harvey é um homem agradável. Mas quando ele perde a compostura com Lovecraft e depois de agir como se nada fosse… Adorei. Tivemos uns pozinhos do futuro Duas-Caras. E aquela sombra no lado esquerdo da face? E a moeda sempre na mão? Não há dúvida que esta série adora referência a Batman (não que me esteja a queixar).

O caso da semana não foi de grande interesse (o que estava por detrás dele é que sim). Fish Mooney começou finalmente a atacar Carmine Falcone onde dói. No seu dinheiro. A coisa correu-lhe mal, mas ao menos não há testemunhas. Qual será o próximo passo dela? Cheira-me que este engenhoso plano tem os dias contados. Quando subestimam o Penguin… Fish tem mesmo que aprender a escolher melhor os seus empregados. Liza foi apanhada por Cobblepot, por isso, a arma secreta da mafiosa foi-se. Só achei demasiado irreal a maneira como ele descobriu… Pelo perfume, a sério? A coincidência era demasiado grande. Mas pronto. Penguin e Mooney continuam na sua guerra e o primeiro está a batê-la aos pontos… E essa retaliação, quando chega?

Para meu grande espanto, o melhor do episódio foram mesmo as cenas de Bruce e Cat. Toda a gente sabe que o Batman e Catwoman têm uma complicada relação amorosa ao longo dos tempos. Uma relação que começa aqui. Sim, meus caros, neste nono episódio assistimos ao momento em que Bruce Wayne e Selina Kyle se conhecem. E eu senti logo a química. Há que dar o mérito aos miúdos. Eles funcionaram bem juntos.

A presença de Selina na mansão dos Wayne devia-se ao seu testemunho no caso da morte de Martha e Thomas Wayne. E que sítio melhor para a esconder do que a mansão? Perfeito. Quem não gostou muito do arranjo foi Alfred, que não gostou da atitude de Selina. A orfã é reservada e bastante condescendente relativamente a Bruce, mas é notório que o rapaz lhe despertou interesse. Parece-me que Selina vai ser bastante importante na jornada de Bruce até ser tornar num super herói. Ela tem o conhecimento que nem Alfred e muito menos Bruce possuem. Ela conhece a cidade e o pior que há nela.

Ainda não tinha falado da relação de Alfred e Bruce. A personagem de Bruce tem tido os seus altos e (muitos) baixos mas Alfred ajuda. O mordomo é a família do futuro justiceiro e é a pessoa que nunca o abandona. Para mim, a relação destes dois sempre foi a mais importante da banda desenhada (sim, mais ainda do que a com Robin). Que eles continuem a aparecer juntos, porque não há Batman sem Alfred.

Sobre Barbara há boas e más notícias. A boa é que ela não apareceu quase o episódio todo. A má é que parece que voltou para os braços de Renee Montoya. Não posso dizer que fiquei surpreendida, visto que a função dela na série é servir de rivalidade entre Jim e Montoya. Se fosse por mim, deixava a Barbara ficar com Renee. Só se estragava uma casa. Mas, tal como disse, na review anterior, Barbara veio para ficar. Ela e Jim vão, eventualmente fazer as pazes e casar (spoiler alert: na banda desenhada eles divorciam-se!) etc, etc.

Este episódio teve menos acção do que os anteriores mas deu-nos pujança para o que vai acontecer na grande winter finale da próxima semana. Até lá!

Nota: 7/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos