almosthuman01x10

01×10 – Perception

Já foi emitido o 10º episódio de Almost Human. A série da FOX registou esta semana os segundos valores mais baixos de sempre no capítulo das audiências. No entanto, para uma série de ficção científica, Almost Human continua com registos muito bons.

Os pormenores tecnológicos da série são sempre bastante criativos. A forma como John deixa um post-it em casa é no mínimo curiosa. Ou a forma como o advogado de um sujeito ligado ao caso aparece no meio de uma sala, com secretária e tudo. Muito criativos.

O arranque deste episódio fez lembrar a série Intelligence, da ABC e CBS, emitida em Portugal pela FOX. Vimos um cenário renderizado, com os objetos totalmente computorizados.
A história desta semana centra-se na morte de algumas jovens modificadas geneticamente. Daí a capacidade que demonstraram no início do episódio, ao fazerem a junção entre o mundo real e virtual.
Já na parte final do episódio, é possível ver uma espécie de Google Glasses em ação. Claro que em 2048, é algo completamente banal.

John continua com o sono atribulado devido ao atentado de que foi alvo em tempos. Há uma clara ligação ao passado que ele não consegue ignorar. A situação agrava-se quando não são apenas os sonos que ficam alterados. John tem feito tratamentos alternativos com o objetivo de forçar a sua mente a lembrar-se dos momentos anteriores ao atentado. Com o uso dessas drogas e tratamentos, acaba por ficar instável e ter pequenos apagões que lhe causam alguns problemas.

Neste episódio voltamos a ter a detetive Valerie em grande plano, muito participativa na história. Mas isto já aconteceu e depois voltou a ficar na sombra. Veremos se desta vez veio para ficar. Ainda sobre a detetive Valerie, ficamos a saber que ela também foi geneticamente modificada. Não se percebe em que aspeto foi feita essa modificação.

Passados 10 episódios, continuamos a ter histórias diferentes e bastante criativas. Apesar desta história respeitar essa linha orientadora, esta semana as audiências registaram uma queda significativa. No entanto, estou convicto que a série vai recuperar, até porque faltam apenas três episódios para o final da temporada e ainda há muitas histórias pendentes.

Nota: 7/10

Ricardo Almeida