Filmin estreia drama belga 1985
| 07 Jul, 2023

Publicidade

É já na próxima terça-feira, dia 11 de julho, que a Filmin vai estrear, exclusivamente em Portugal, a série 1985, um drama belga que acompanha a história de três jovens amigos cujas vidas foram afetadas, de maneiras diferentes, pelos terríveis acontecimentos que marcaram uma geração: os crimes cometidos pelos assassinos de Brabant. Estes terroristas, também conhecidos como o Bando de Nivelles, foram responsáveis por 28 homicídios entre 1982 e 1985, na Bélgica, onde espalharam o pânico. Trinta anos depois, continua sem se saber quem foram os responsáveis, bem como a motivação para a maior onda de crimes da história do país.

No centro da trama encontram-se Mark (Tijmen Govaerts) e Franky (Aimé Claeys), que entram para a polícia ao mesmo tempo que a irmã de Franky, Vicky (Mona Mina Leon), entra na universidade para estudar Direito. O futuro parece promissor, mas os três são apanhados nesta onda de violência. O argumentista Willem Wallyn diz ter baseado a série nas suas próprias experiências. Os anos 80 foram “uma época estranha, sombria e muito polarizada”, afirma. “Ficámos chocados com a ameaça nuclear e com o bando de Nivelles, mas nunca tivemos medo, sentíamo-nos imortais”.

1985, que foi aclamada na sua estreia, no Festival de Cannes, é composta por oito episódios de 50 minutos, realizados por Wouter Bouvijn. A série, afirma Bouvijn, “é sobre a importância da amizade e do amor na juventude, pelo que o facto de a história ter sido universalmente sentida no estrangeiro é o maior elogio que podemos receber”.

Não percas a estreia de 1985, uma das “séries europeias mais chocantes e reveladoras dos últimos anos”.

[Texto adaptado do comunicado de imprensa da plataforma de streaming]

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos