A série de drama The North Water irá estrear dia 7 de novembro na HBO Portugal.

The North Water conta a história de Patrick Sumner, um ex-cirurgião do exército em desgraça que em 1859 se inscreve como médico do navio “The Volunteer” numa expedição de caça às baleias ao Ártico. A bordo, ele acaba por conhecer o arpoador Henry Drax, um assassino brutal, cuja falta de princípios foi moldada para este se ajustar à dureza do seu mundo. Na esperança de poder escapar dos horrores do seu passado, Patrick Sumner encontra-se num mundo dominado por homens e numa jornada malfadada ao lado de um psicopata assassino. Em busca de redenção, a sua história torna-se uma dura luta pela sobrevivência no deserto ártico.

A maior parte das filmagens da série aconteceram a norte do arquipélago de Svalbard, com o elenco e a equipa a trabalharem inteiramente no mar do Oceano Ártico. O grupo viajou até 81 graus a norte para poder filmar no gelo, o ponto mais a norte onde uma série de drama já alguma vez foi filmada.

A série de drama foi escrita e realizada pelo aclamado cineasta Andrew Haigh. Baseada no livro do autor e académico inglês Ian McGuire, The North Water é protagonizada por Colin Farrell que terá o papel do arpoador Henry Drax, Stephen Graham como Brownlee, um voluntário do “The Volunteer”, enquanto Tom Courtenay é o proprietário do navio, Baxter. Sam Spruell irá interpretar o papel de Cavendish, o primeiro marinheiro do navio, e Roland Møller, Otto, um arpoador. Peter Mullan irá surgir no quarto episódio com um papel importante.

The North Water foi adaptada e realizada por Andrew Haigh e produzida por Kate Ogborn, sendo distribuída internacionalmente pela BBC Studios. Os produtores executivos são Jamie Laurenson, Hakan Kousetta, Iain Canning e Emile Sherman da See-Saw Films, Niv Fichman da Rhombus Media e Jo McClellan da BBC.

[Texto adaptado do comunicado de imprensa do canal]