RTP2 estreia minissérie O Desertor
| 07 Fev, 2021

Publicidade

No próximo dia 8 de fevereiro, estreia na RTP2 uma nova minissérie, O Desertor (título original Der Überläufer).

Esta minissérie alemã de dois episódios chega este mês ao canal nacional. Baseada no romance do escritor Siegfried Lenz, conta-nos a história de um soldado alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, que começa a questionar o propósito da guerra em que se encontra, o seu verdadeiro sentido e o inimigo que enfrenta.

A lutar numa guerra que, ao que tudo indica, está perdida, Walter Proska encontra-se a caminho da Frente Oriental quando uma mina terrestre fez explodir o comboio em que viaja. No entanto, Walter sobrevive e acaba por se juntar a uma pequena unidade na floresta polaca. Durante este tempo, Walter vive com o seu trauma de guerra e, obrigado pelo seu sádico comandante a realizar atos de brutalidade, o jovem soldado sente-se dividido entre o dever, a culpa e a sua consciência, um conflito que se agrava ao apaixonar-se por uma guerrilheira polaca, Wanda, que mais tarde acaba por engravidar.

Apesar de ter jurado manter os votos militares, Walter incomoda-se com a crescente crueldade e, como muitos dos seus compatriotas, já não sabe para quê, por quem ou pelo que está a lutar. Depois de confrontado com esse dilema moral, e depois de, mais uma vez, ter escapado à morte, Walter acaba por desertar e, em janeiro de 1945, integra o Exército Vermelho, com a convicção de que está a lutar pelo lado certo. Novamente com o seu destino em jogo, Walter vê-se forçado a tomar uma nova decisão difícil e volta a desertar, só que desta vez para o Ocidente.

O primeiro episódio de O Desertor estreia no dia 8 de fevereiro e o segundo episódio é transmitido no dia 9 de fevereiro. A emissão de ambos está marcada para as 22h, na RTP2.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos