Estudo Netflix: Os pais admitem ver séries às escondidas para fugir da rotina
| 18 Jan, 2018

Mais um estudo da Netflix feito, desta vez analisando os pais da Europa que admitem tentar arranjar tempo às escondidas dos filhos para poderem ver as suas séries preferidas.

Há que admitir que depois de ter crianças na família, o tempo dos pais se torna escasso para outras atividades pessoais, assim como ver séries. Assim sendo, qualquer pequeno momento livre é desfrutado ao máximo para colocar as séries em dia. Quem é que não passou mais tempo na casa de banho para continuar a ver uma série sem interrupções ou mais meia hora no ginásio “a fazer desporto” para poder assistir a mais um capítulo? Se este é o teu caso, não te preocupes, não és o único.

Segundo este estudo da Netflix, são cada vez mais os pais que arranjam “artimanhas” para continuar a desfrutar das suas séries favoritas. 74% dos pais ibéricos, com filhos com menos de 9 anos, afirma precisar de pelo menos uma hora por dia para desligar das suas obrigações. Já 90% destes considera que ver séries (em qualquer lugar) é a pausa perfeita para usufruir do seu tempo pessoal.

Na Europa, os pais escolhem The Big Bang Theory, Sherlock Holmes, Stranger Things, Narcos e House of Cards para “desligar” do mundo, já mais concretamente, os progenitores ibéricos preferem: The Walking Dead, Modern Family, Narcos, Prison Break e Friends. No que diz respeito aos dispositivos, a televisão (76%) e o smartphone (44%) são os mais usados pelos pais da Península Ibérica.

Quais são as séries mais vistas às escondidas?

EUROPA
1. The Big Bang Theory
2. Sherlock Holmes
3. Stranger Things
4. Narcos
5. House of Cards
6. Orange is the New Black
7. Better Call Saul
8. Homeland
9. Gavin and Stacey
10. Once Upon A Time

PENÍNSULA IBÉRICA
1. The Walking Dead
2. Modern Family
3. Narcos
4. Prison Break
5. Friends
6. American Horror Story
7. Stranger Things
8. Black Mirror
9. Once Upon A Time
10. 13 Reasons Why

Há Sentimento de Culpa?

72% dos pais da Península Ibérica, na sua maioria mulheres, não se sentem culpados por se desligarem das suas rotinas e asseguram que são diversos os benefícios desencadeados por terem algum tempo para desfrutar da sua série favorita: 63% assegura que as ajuda a desligar do dia-a-dia, 57% sente-se menos stressada, 39% afirma ficar mais atenta ao que acontece no mundo e 33% estabelece conversas com amigos e colegas de trabalho.

A nível europeu, os pais polacos são o que mais fazem maratonas às escondidas, seguidos dos pais da Holanda e da Turquia. Mas os que têm o maior sentimento de culpa por fazerem maratonas às escondidas dos seus filhos são os alemães, seguido dos franceses e italianos. No caso de Portugal e Espanha, estamos numa confortável sexta posição em ambos os casos.

Em que alturas veem os pais as séries às escondidas?

Sem dúvida que as tarefas diárias são a desculpa perfeita para ver TV às escondidas. Em Portugal e Espanha, a maioria dos pais, 58%, aproveita para ver televisão enquanto estão deitados na cama, 34% fá-lo enquanto limpa a casa ou faz exercício, 33% enquanto cozinha e 24% enquanto trabalha a partir de casa.

No entanto, há uma grande maioria que vai um pouco mais longe e aproveita situações menos comuns para desfrutar de um pouco mais de tempo pessoal, como demorar mais tempo na casa de banho para poder ver mais um capítulo (40%), passar mais tempo no ginásio (22%) ou fazer recados (21%).

estudo_netflix_maratonas_às_escondidas

Metodologia

A Netflix realizou um inquérito em 13 países da Europa, Médio Oriente e África a pais com filhos de 9 anos ou menos para descobrir como se alteraram os seus hábitos de consumo desde que tiveram filhos. O estudo analisou o comportamento de 255 mulheres e 345 homens e as técnicas que utilizam para continuar a seguir as suas séries preferidas.

Publicidade

Populares

calendário estreias

Recomendamos