Cavalos de Corrida – 01×01 – Episódio 1
| 25 Fev, 2023
7.7

Publicidade

Cavalos de Corrida, dos realizadores André Santos e Marco Leão, chegou à RTP e promete uma viagem pelo Portugal dos anos 80 que, afinal, não está tão distante assim do Portugal atual. Esta série não poderia ter chegado em melhor altura, dada a crise da habitação que, tal como hoje, se fez sentir na década de 80, que para além disso era também marcada por várias quadrilhas de assaltantes e atentados provocados pelas FP25.  

A narrativa do primeiro episódio de Cavalos de Corrida acompanha o casal formado por Domingos (Tomás Alves) e Olinda (Teresa Tavares), que parecem formar uma espécie de Bonnie and Clyde à moda portuguesa. Em conjunto, planeiam assaltos discretos a casas ricas, com o objetivo de um dia comprarem a sua casa de sonho. No entanto, as suas ambições aumentam quando Orlando (Miguel Guilherme), um assaltante mais sofisticado, lhes propõe assaltar a caixa-forte de um banco.

Desde cedo é-nos revelado um conflito que poderá ou não pôr em causa a relação de Domingos e Olinda. E, por isso, desde o primeiro episódio é visível a forma humana como as personagens são representadas, permitindo ao espectador desenvolver uma relação com elas e vê-las como mais do que meros assaltantes. Movidos por diferentes ambições e motivações, que para já são ainda muito breves, acredito que os personagens passarão por uma evolução psicológica, o que me motiva a seguir os próximos episódios.

O primeiro episódio é, ainda, insuficiente para tirar grandes conclusões sobre Cavalos de Corrida, só poderemos especular. Porém, já deu cartas de grande potencial, especialmente pela forma que adota, pouco comum em séries portuguesas. Os planos são cuidadosamente filmados, jogando com o zoom in e o zoom out e grandes close-ups da expressão dos personagens, que parecem contribuir para uma maior afinidade entre a personagem e o espectador, mas também para a tensão na ação.

Antes de terminar, devo elogiar a qualidade da banda sonora que, com um estilo anos 80, gera uma atmosfera ambígua, mas fresca.

A série pode ser vista todas as quartas-feiras na RTP1 e está disponível na RTP Play.

*Créditos da imagem pertencem à Ukbar Filmes

7.7
8
Interpretação
7
Argumento
8
Realização
8
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos