Minissérie Esterno Notte estreia na Filmin Portugal
| 19 Dez, 2022

Publicidade

A minissérie italiana Esterno Notte, de Marco Bellocchio, fica disponível em Portugal já amanhã, 20 de dezembro, na plataforma de streaming Filmin.

Criada e realizada pelo cineasta Marco Bellocchio, a série reconstrói o rapto e subsequente assassínio do antigo primeiro-ministro Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas em 1978, um acontecimento que Bellocchio já retratou no seu aclamado filme de 2003, Buongiorno, Notte (Bom Dia, Noite, em português).

Duas décadas mais tarde, o realizador abraça pela primeira vez na sua carreira um projeto de ficção em formato de série de modo a alargar o foco e a abordar o assassínio de Moro através de outros pontos de vista: “Chama-se ‘Esterno notte‘, porque o dizemos no exterior da prisão de Moro. Contamos a história de uma série de personagens que não estavam presentes no primeiro filme, tais como o ministro do Interior, o Papa, a sua esposa e dois dos terroristas”, explica Bellocchio. Coincidindo com o 40.º aniversário do homicídio de Moro e depois de ver algumas imagens na televisão do político com a sua família na praia, Bellocchio decidiu relatar um acontecimento que considera ser chave na história política recente da Itália.

“Todos os historiadores políticos concordam que o assassínio de Moro, combinado com o facto de nunca terem sido feitas negociações com as Brigadas Vermelhas para o libertar, levou a uma crise política sem precedentes”, explica o realizador, que diz que o sistema parlamentar em vigor até então, e os principais partidos que governaram o país (como a Democracia Cristã de Aldo Moro) estavam muito enfraquecidos, o que levou ao surgimento de novas forças políticas, como a Forza Italia, de Silvio Berlusconi.

Os seis episódios da minissérie ficam disponíveis já amanhã, terça-feira, dia 20, na Filmin.

Fica a conhecer aqui as estreias que ainda podes ver este mês nos canais e serviços de streaming nacionais.

[Texto adaptado do comunicado de imprensa da plataforma de streaming]

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos