Jessica Córes é uma das protagonistas da nova série brasileira da Netflix, Cidade Invisível. A atriz dá vida a Camila, uma sereia ou Iara/Mãe de Água, como é conhecida no folclore tradicional do país. A série estreou a 5 de fevereiro e é já um sucesso da plataforma de streaming, tendo passado pelo TOP 10 das séries do momento em diversos países, incluindo Portugal e os Estados Unidos da América.

Criada por Carlos Saldanha, a história dá a conhecer vários seres mitológicos que vivem no meio dos humanos. O mote é um fogo florestal que mata uma das personagem e dá início a uma investigação por parte da polícia ambiental. O detetive Eric (Marco Pigossi) vê-se então envolvido neste mundo invisível do fantástico, onde gradualmente começa a perceber que as coisas à sua volta não são o que parecem.

Jessica Córes, que recentemente fez parte do elenco principal da série Brasil Imperial, revelou em conversa com o Séries da TV que é uma novidade a abordagem deste assunto, “especialmente no Brasil”, onde, segundo a atriz, não se veem novos visuais. O olhar que Cidade Invisível traz sobre histórias consideradas infantis (por cá, podemos comparar com o Bicho Papão) é mais sóbrio e sombrio e está envolvido numa aura de mistério e fantasia.

Esta fantasia materializa-se na personagem Camila, uma sereia que leva os homens para o fundo do mar, mas também em Cuca/Inês (Alessandra Negrini), uma bruxa que envolve as pessoas no seu sono, em Saci/Isac (Wesley Guimarães), um jovem brincalhão com uma só perna e um lenço vermelho na cabeça que lhe concede poderes, em Curupira/Iberê (Fábio Lago), considerado o protetor das florestas que tem os pés ao contrário para enganar caçadores e outros que queiram prejudicar o seu habitat, e em muitos mais seres.

Para dar vida a Iara, Jessica Córes teve de aprender a nadar e frequentou aulas de dança do ventre e dança oriental para conferir a Camila movimentos mais sinuosos, como que a mexer-se na água mesmo estando em terra. Em baixo segue-se a entrevista completa, em formato de vídeo, onde a atriz fala sobre esta sua participação na série.

Beatriz Caetano