Shantaram – 01×01 – The Three Nos
| 14 Out, 2022
7.3

Publicidade

Este piloto de Shantaram só tem um grande fator de destaque: o protagonista. Charlie Hunnam, que regressa ao pequeno ecrã depois de Sons of Anarchy, protagoniza uma aventura que nos traz pouco de original e vive apenas do carisma do seu leading man.

Apesar de inspirada numa história real, o piloto não mostra nada que já não tenhamos visto antes em tantas outras séries: um homem bom preso numa vida má, forçado a uma vida de crime em busca de redenção. Há lugar para a femme fatale misteriosa que aparece de paraquedas, o melhor amigo que aparece de paraquedas e problemas de legalidade duvidosa que aparecem de paraquedas e que o protagonista é especialmente indicado para resolver. Há ainda o maior mistério de todos, o dinheiro. Relembro que Lin recebe uma “notinha” do ex-professor no início, como quem precisa de oxigénio para respirar, mas depois vemo-lo a viver num hotel, a sustentar um guia diariamente, e um maço de notas que não cabe nem na bota do Batatinha.

Isto não quer dizer que o primeiro de doze episódios na temporada não tenha os seus méritos. Há bons momentos de tensão, mas que pecam pela previsibilidade de se centrarem em Lin, ou seja, sabemos que não irá acontecer nada de mal. Há ainda o mistério do porquê de “Lin” ser encarcerado quando a sua vida caminhava para o sucesso, mas pouco ou nada acrescenta à história que nos propõem contar no “presente”.

O maior mérito, no entanto, é mesmo/recai inteiramente no carisma que Hunnam empresta à personagem. A vulnerabilidade nos momentos mais dramáticos e a pinta de quem consegue andar com uma camisa durante semanas, utilizar uns óculos brancos rascas e ainda assim ser o gajo mais atraente na Índia, é profundamente irritante para o homem comum.

A Apple TV+ costuma adotar a política da HBO no que toca ao número de séries (poucas, mas boas), mas quase tudo em Shantaram parece gritar “série para encher catálogo”. No entanto, numa altura em que a televisão se enche de fantasia megalómana, serial killers, crimes de colarinho branco e super-heróis, Shantaram não deixa de ser uma pequena lufada de ar fresco. Ainda que esse ar seja proveniente de uma ventoinha manhosa e barulhenta no teto. Um ator de alto nível não faz uma série, mas por vezes consegue dar-lhe uma boia de salvação talvez tempo suficiente para tentarmos perceber se vale a pena o investimento ou não. Mostra-me que estou enganado, Shantaram

Shantaram está disponível a partir de hoje na Apple TV+.

7.3
9
Interpretação
6
Argumento
7
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos