Inventing Anna – 01×01 – Life of a VIP
| 13 Fev, 2022

Publicidade

This story is completely true, except for the parts that are totally made up.

[Pode conter spoilers]

Inventing Anna é a nova minissérie de mistério e drama da Netflix, criada por Shonda Rhimes e feita em parceria com a produtora da mesma, a ShondaLand. O primeiro episódio dá a conhecer a história de Anna (Julia Garner), mas também de Vivian (Anna Chlumsky), a jornalista que resolveu mergulhar na fascinante história de Anna e de como ela conseguiu enganar a alta sociedade de Nova Iorque.

O primeiro episódio, de uma hora, começa quando Anna Delvey – ou Sorokin, é como lhe pretendam chamar! – é presa pela polícia de Nova Iorque e a história de que esta teria mentido, enganado e tomado por parva toda a elite de Manhattan começa a surgir e a tornar-se alvo de mexerico.

Para além de ter uma abertura interessante que dá a conhecer todas as personagens que, de uma forma ou de outra, foram afetadas por Anna, a série tem um primeiro episódio em que a banda sonora e a realização são de tal forma impecáveis e sem falhas que cativam o espectador a fazer maratona.

Anna é acusada de vários crimes, mas neste primeiro episódio o foco está em Vivian Kent. Vivian é uma jornalista da revista Manhattan e quer mostrar que é uma boa profissional depois de um escândalo que lhe manchou a carreira. Grávida e com um marido muito querido, Vivian vai mover mundos e fundos para conseguir a história que está por detrás de Anna Delvey.

O mais interessante neste primeiro episódio – para além de não haver foco na personagem principal e de ter sido alvo de algumas críticas precisamente devido a esse facto – é que todas as personagens que vão sendo apresentadas têm história, conseguem ser densas e não são só meras pessoas que vão surgir. O argumento consegue envolver todas elas e dar espaço ao espectador para as conhecer e tirar daí as suas próprias conclusões, chegando mesmo a perceber que Anna poderá não ser a vilã da história.

Mas a grande questão que se coloca ao longo do primeiro episódio de Inventing Anna é: qual é o grande objetivo de Anna, o que é que ela quer realmente? Vivian acaba por descobrir e é aí que consegue a entrevista com Anna. Esta tem o sonho de se tornar famosa, de estar nas bocas do mundo, e que toda a gente a conheça! Pelo andar da carruagem vai decerto conseguir o que quer, pois Vivian vai certificar-se disso.

Este primeiro episódio de Inventing Anna está muito bem conseguido. Todo o drama, suspense e mistério em redor desta rapariga de 26 anos que conseguiu colocar toda a elite de Manhattan na palma da sua mão estão de facto bem representadas nesta série.

Como referido, as opiniões divergem no que toca a este primeiro episódio, mas o que é facto é que a série tem excelentes interpretações, um bom argumento que aguça a curiosidade de qualquer um e uma realização ténue e bem feita quando há alusão ao passado e presente, tudo isto envolvido numa banda sonora moderna e brilhante.

Margarida Rodrigues Pinhal

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos