The Unlikely Murderer – Review da Minissérie
| 29 Nov, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Minissérie

Episódios: 5

Na noite de 28 de fevereiro de 1986, o primeiro-ministro sueco, Olof Palme, foi baleado no meio das ruas de Estocolmo quando saía do cinema com a sua mulher, Lisbeth (Cilla Thorel). A minissérie The Unlikely Murderer traz-nos de volta ao crime mais badalado da história deste país, mostrando as circunstâncias e tumultos sociais causados por esse assassinato, avançando com uma teoria sobre quem poderá ter sido o autor do disparo e responsável desta tragédia, ainda por resolver.

Stig Engström (Robert Gustafsson), mais conhecido como o “Skandia Man”, era um homem solitário e revoltado com os fracassos da sua vida pessoal e profissional, refugiando-se no álcool e no aperfeiçoamento obsessivo dos seus trabalhos como forma de terapia. O papel do designer gráfico da agência de seguros Skandia nunca foi totalmente esclarecido, até ao momento da reconstituição do escritor Thomas Pettersson (Bjorn Bengtsson), na qual a série se inspira.

Sedento de atenção, e com a eventual intenção de criar um alibi, Stig criou um circo mediático à sua volta, aparecendo em todos os principais canais de comunicação do país, apresentando-se como o primeiro homem a socorrer o primeiro-ministro e a sua perturbada mulher. Contudo, vários eram os elementos que contradiziam esta narrativa criada pelo designer. A forma assertiva e detalhada como retratava os acontecimentos valeu-lhe o protagonismo pelo qual ansiou toda a sua vida e fez dele uma figura de interesse nacional, assim como a atenção da polícia, que o via como um dos principais suspeitos.

Os episódios pretendem desconstruir a investigação, mostrando as várias falhas da polícia na formação da acusação, as razões políticas que influenciaram a escolha e definição do perfil do assassino, estabelecendo um constante flashback/flashforward entre os nossos dias, os eventos à data do crime e a decadência de Stig nos 20 anos que se seguiram.  Mais do que reconstituir o crime, a minissérie The Unlikely Murderer pretende dar-nos a conhecer o dramático background desta sinistra figura e os eventos que podem ter despoletado o engendrar de um abominável plano.

A série estreou no dia 5 de novembro e está disponível na Netflix.

Melhor Episódio:

Episódio 5 – É o episódio do grande clímax, em que a teoria se forma aos nossos olhos de forma clara e no qual somos esmagados pela força da lógica que a forma. É também aqui que conhecemos mais profundamente Stig e o caminho que a sua vida levou nos anos que se seguiram.

Personagem de Destaque:

Stig Engstrom – Figura principal de toda esta narrativa e da obra que a inspirou. É uma personagem extremamente complexa, mergulhada num passado de abandono e rejeição que o persegue até ao fim dos seus dias.

Diogo Gouveia

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos