Deadwind – 01×01 – The Widow (Leski)
| 15 Mar, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Uma morte impacta muito mais do que uma vida. O piloto de Deadwind (Ventos Contrários) mostra-nos um universo de cores escuras, mistério e tragédia que nos prende desde o início. Sofia Karppi (Pihla Viitala) é uma detetive apática e fria, extremamente obstinada pelos detalhes, que está prestes a voltar ao trabalho após a morte do marido. O impacto deste acontecimento é bem espelhado pela cena inicial, que nos revela uma casa preenchida por caixotes de mudanças e a família a dormir em sacos-cama improvisados na sala.

Apesar de desaconselhada pelo seu chefe a voltar ao trabalho com um caso tão complexo e macabro, Sofia ignora a recomendação e cedo mergulha nas circunstâncias que o circundam. Ao chegar à possível cena do crime, conhece o seu novo parceiro, Sakari Nurmi (Lauri Tilkanen), um detetive transferido da Unidade de Crimes Financeiros que imediatamente revela a sua inexperiência, pela falta de atenção aos pormenores e pistas deixadas no local.

Após o corpo de uma mulher ser descoberto pela polícia, juntamente com uma carteira que continha no seu interior apenas dois cartões com o nome de um homem, inicia-se uma busca para apurar a identidade do mesmo. Assim que a história avança apercebemo-nos que as circunstâncias que rodeiam este acontecimento bizarro poderão estar ligadas a algo muito maior, uma vez que o corpo foi encontrado junto aos terrenos de uma empresa familiar com grande influência no tecido comercial da cidade.

As semelhanças deste homicídio com o que assolou a sua vida fazem com que Sofia se envolva no caso de forma profunda, pondo em risco todos os envolvidos na investigação, a sua família e até ela própria. O piloto de Deadwind, produção finlandesa que tem como nome original Karppi, é dotada de um estilo noir. E, apesar do seu ritmo mais lento e melancólico, mostra uma cativante capacidade de constantemente nos surpreender com as suas inesperadas reviravoltas e obscuras personagens.

A série estreia esta noite na RTP2, mas está também disponível no catálogo da Netflix.

Diogo Gouveia

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos