Cidade Invisível – 01×01 – Queria Muito que Você Estivesse Aqui
| 11 Fev, 2021

Publicidade

[Não contém spoilers]

Cidade Invisível é a nova série da Netflix, que continua a trazer-nos séries de todos os cantos do mundo (a nossa também está a chegar!). A série conta com atores conhecidos do público português devido às telenovelas, como é o caso de Alessandra Negrini e Marco Pigossi. Já disse e volto a repetir no respeito que tenho pela Netflix por trazer séries faladas em outras línguas que não o inglês e passadas noutros países que não os EUA ou o Reino Unido. Portanto, aqui têm a minha opinião sobre o primeiro episódio de Cidade Invisível, intitulado Queria Muito que Você Estivesse Aqui.

Ora bem, antes de começar a assistir fui-me informar sobre o que consistia a série e li que era, em suma, um policial misturado com fantasia e folclore brasileiro. Pessoalmente, não estou muito familiarizada com o tema, por isso acho que a série é também importante para nos educar um pouco sobre a cultura brasileira.

Verdade seja dita, por aquilo que li sobre a 1.ª temporada da série, este Queria Muito que Você Estivesse Aqui não desvenda muito sobre a verdadeira história de Cidade Invisível.

A história acompanha o detetive Eric, que trabalha na divisão ambiental da polícia do Rio de Janeiro. Após um acontecimento trágico na sua vida, que marca o início do episódio, ele descobre um animal morto na praia – um boto cor de rosa, que é um animal dos rios da Amazónia. Devido às telenovelas, sei que o boto faz parte de uma lenda. Lenda essa que diz que o boto era a justificação para a gravidez de muitas mulheres solteiras porque conseguia assumir forma de homem.

O boto vai ter um papel importante nesta história toda porque os personagens (que ainda não conhecemos bem e, na minha opinião, não foram bem introduzidos) querem recuperá-lo. O que chega a ir a casa do detetive é outro personagem do folclore brasileiro. Saci, um rapaz travesso e de uma perna só.

Este Queria Muito que Você Estivesse Aqui peca pelo pouco que revela e por ser mais misteriosa do que qualquer coisa. A temática é aliciante, mas pelo menos este primeiro episódio podia ter revelado um pouquinho mais do que vai acontecer daqui para a frente.

Para quem quer aprender mais sobre a cultura brasileira e gosta da mistura entre policial e fantástico, recomendo vivamente a série. Tem a sua aura de mistério de não descortinar nada ao início, atores queridos das telenovelas, tragédia amorosa. Para além disso, é uma temática nova! Há muita saturação de rebootsrevivals, histórias que se repetem, mas com atores e cenários diferentes. Cidade Invisível explora algo que não encontramos em muitas séries. E, honestamente, o facto de não ser uma série tipo La Casa de PapelBridgerton ou The Queen’s Gambit ajuda. Eu adoro estas três, mas já sei que o hype e a fama imensa acaba por estragar um pouco a experiência pela saturação que há nas redes sociais. Isto, claro, é a minha opinião pessoal. Contudo, Cidade Invisível é daquelas pérolas escondidas da Netflix que não vemos 20 vezes no Facebook ou no Instagram sempre que abrimos as aplicações no telemóvel.

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos