Oktoberfest: 1900 – 01×01 – Die Vision
| 05 Out, 2020

Publicidade

Outubro traz mais uma aposta original da Netflix, desta vez oriunda da Alemanha, Oktoberfest: 1900, também conhecida como Oktoberfest: Beer & Blood. A plataforma de streaming traz bastantes novidades em outubro como anunciamos antes. Esta série trata-se de um thriller com seis episódios e o primeiro deixou-me com sentimentos contraditórios. Durante a maior parte do episódio não pensei na hipótese de continuar a ver apesar de algumas qualidades, como a excelente fotografia que a série nos oferece. Porém, os momentos finais tiveram quase tudo o que uma pessoa gosta e dei-me conta que queria ver o segundo episódio.

A história desenrola-se em 1900, em Munique, e, como o próprio nome indica, o assunto é mesmo o festival Oktoberfest, seguindo Curt Prank, um cervejeiro que quer ter a maior tenda de todas no festival e não se importa de recorrer a métodos que são tudo menos honestos. No início do episódio ficamos a saber que a série é baseada em factos reais; o objetivo de Curt Prank é semelhante ao de Georg Land, que, no início do século XX, conseguiu mesmo a maior tenda de cerveja do festival. Prank tem uma filha que também ficamos a conhecer neste primeiro episódio e a ideia é arranjar-lhe um bom casamento. Porém, em relação ao amor já se sabe, desde Romeu e Julieta, que não distingue ricos e pobres nem famílias.

Senti que o episódio demorou um pouco a arrancar e teve momentos que quebraram o ritmo e eram desnecessários; no entanto, tivemos bastantes momentos altos, como os finais, ou a escolha da pessoa – não sei se ama é a expressão certa – para acompanhar a filha de Prank. Esta parte do episódio foi bastante divertida.

Nunca fui muito de séries alemãs, mas desde Dark que comecei a olhar com outros olhos para produções germânicas, pois da Europa tenho visto mais séries espanholas e britânicas. Este Oktoberfest tem uns salpicos de um Peaky Blinders passado em 1900. Apesar de considerar que a série demorou a arrancar, acho que os cinco episódios restantes podem ser muito bons se seguirem a linha da segunda parte do primeiro episódio. Se a realização e o argumento estão bons, também se deve destacar a maior parte das interpretações, que dão qualidade e credibilidade ao que estamos a assistir. Já a banda sonora, pelo menos no primeiro episódio, para mim ficou um pouco aquém.

Oktoberfest: Beer & Blood está disponível no catálogo da Netflix, com seis episódios com duração média de 40 minutos. Ainda não se sabe se vai existir uma 2.ª temporada.

Bruno Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos