Batwoman – 01×04 – Who Are You?
| 02 Nov, 2019

Publicidade

[Pode conter spoilers]

Uma nova semana trouxe consigo um novo episódio de BatwomanWho Are You, que vê chegar uma nova vilã a Gotham, desta vez com olho para objetos preciosos. Kate tenta encontrar um balanço entre a sua vida pessoal e o seu novo papel enquanto guardiã da cidade. Entretanto, Catherine tem um encontro com Alice, que parece estar sempre um passo à frente da família Kane. Jacob e Sophie tentam descobrir quem esteve por detrás do ataque ao transporte de Alice e, por fim, Luke continua a melhorar o arsenal de Batwoman.

Magpie aparece como principal vilã deste episódio. A ladra de joias que, vimos a saber mais tarde, trabalha também como fotógrafa, toma proveito dos preparativos para um evento em honra das mulheres poderosas de Gotham para roubar o infame colar de pérolas de Martha Wayne do edifício que Kate usa como base. Magpie usa explosivos para levar a cabo os seus golpes, colocando em perigo a população de Gotham e levando a que haja uma certa urgência em apanhar a carismática personagem.

Isto leva a que possamos ver um pouco mais sobre a vida de Kate enquanto Batwoman e, mais importante ainda, o seu processo de adaptação a este novo papel. Ela comete erros (alguns por sua culpa, outros nem tanto) que não só trazem algum humor à série, mas dão também a entender que, apesar da sua preparação, ainda tem muito a aprender, ao contrário do que acontece muitas vezes com séries deste género, nas quais os heróis ou “nascem ensinados”, ou dominam por completo as suas habilidades no espaço de dois ou três episódios.

Apesar de breve, foi também interessante ver Kate numa relação que, ainda que tenha acabado tão rapidamente como começou, a fez perceber que, para ajudar os demais, por vezes tem de colocar os seus interesses próprios em segundo plano. A vida de Kate enquanto super-heroína é, sim, idolatrada, como em muitas outras séries, mas com a advertência de que nem sempre esse estilo de vida é compatível com a felicidade. Acredito que, eventualmente, a nossa protagonista irá gravitar novamente para Sophie, cujo estilo de vida é mais compatível com o seu.

Outro aspeto positivo deste episódio, para além de Mary e Alice (que, sabemos já, são personagens que, de forma consistente, trazem algum humor à série), prende-se com a temática da gentrificação como catalisador para novos vilões e crimes, e a forma como Kate decide fazer algo sobre o assunto ao começar a sua própria firma de imobiliária e investir o seu dinheiro de forma a manter Gotham acessível aos seus residentes. Gosto da forma como a série mostra que Kate preocupa-se em ajudar pessoas para além do seu papel enquanto Batwoman, e que está disposta a utilizar os seus próprios meios para ajudar quem precisa.

Por fim, Batwoman continua a adicionar peças ao puzzle que é o desaparecimento de Beth, desta vez através do confronto entre Alice e Catherine. Tem sido já indicado por episódios anteriores que a dona da Hamilton Dynamics teve um papel no acidente da família Kane e, neste episódio, a verdade vem ao de cima — ou, pelo menos, parte da verdade, presumindo que Catherine foi honesta. Pessoalmente, tenho as minhas dúvidas, em especial relativamente às suas motivações, mas em breve saberemos mais sobre o assunto.

Não achamos que este episódio tenha tido o mesmo destaque ou impacto do episódio anterior (talvez por seguir a grande revelação do novo fato de Kate) mas, ainda assim, foi mais um bom episódio para Batwoman, que continua a desafiar as expectativas. Ao que tudo indica, o próximo episódio promete e, dentro em breve, cá estaremos para falar sobre ele.

Inês Salvado e Margarida Rodrigues

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos