The Tomorrow People – 01×17 – Endgame.
| 31 Mar, 2014

Publicidade

01x17 - Endgame

01×17 – Endgame

 

Mais um dia, mais um episódio. The Tomorrow People arranca desta vez com as memórias de Jedikiah, em que ele relembra a sua infância no dia em que Roger salvou a sua vida com os seus poderes. Terá sido este o ‘breaking point’ do Jedikiah, que o levou a começar a interessar-se pelas tomorrow persons – que na altura ainda não tinham este nome – e ler bastante sobre o assunto.

Cara sente mais um ‘breakout’. Desta vez, com a mesma intensidade com que sentiu a chegada de Stephen pela primeira vez. Normalmente, os ‘breakouts’ da Cara são vozes que a chamam. Esta parecia que vinha de dentro dela. Ao início pensei que fosse alguém da mesma família que o Stephen ou que mostrasse os mesmos poderes (porque é estranho que só o Stephen tenha desenvolvido na Cara até agora a capacidade de sentir os ‘breakouts’) mas aparentemente não.

Após a breve introdução, digamos que o episódio se centra em duas situações particulares: O novo ‘breakout’ e a história de como a Ultra e a perseguição de Jedikiah às tomorrow persons começou.

Endgame traz-nos uma reviravolta espetacular na série. É-nos explicado ao longo do episódio o nascimento da Ultra – como Roger e Jedikiah conheceram o Fundador, como surgiu a própria organização com a ajuda do mesmo e qual é o suposto plano de Jedikiah ao longo de todo este tempo. A aproximação dele das tomorrow persons surge quando ele se dirige a Stephen a dizer que precisa da ajuda de John para matar o Fundador, pessoa que no fundo ele afirma estar a impedir os seus planos de ajudar as tomorrow persons e de reaver Roger. John claramente hesita ajudar Jedikiah por culpa de tudo o que ele fez até agora e porque seria totalmente uma missão suicida.

Suponho não ser a única a pensar que o Jedikiah estava com ideias de matar dois coelhos de uma cajadada só! O facto de ele afirmar que sabia que o Stephen era um duplo-agente já era previsível, só um cego é que não percebe…

Entretanto a Cara descobre que o ‘breakout’ que sentiu era a sua irmã mais nova! (aww yey) Tenta levá-la para o abrigo mas a irmã vai contrariada – diz não querer ter nada a ver com os tomorrow persons e que preferia que nunca tivesse tido os poderes para poder ter uma vida normal e seguir com o seu sonho, a dança.

Entretanto John e Stephen deixam-se ir na conversa do Jedikiah e aceitam a missão de assassinar o Fundador da Ultra, que Jedikiah afirma com toda a certeza ser a culpa de toda a perseguição feita aos tomorrow people. Cara é relutante, e desta vez com razão, mas aceita ir na missão com eles, mas não sem antes levar a irmã para um sítio seguro. Curioso que ela a tenha levado para casa da Astrid, não? Mas enfim, a Astrid sempre teve algum tempo de antena no episódio…

Seguem com a missão e invadem a casa do Fundador com a ajuda de Cassie, a sua filha. Cá para mim foi fácil demais entrar na casa do fundador. Então uma tomorrow person como ele é, tão poderoso, não teve mais do que tempo para se precaver destas situações? E depois de ter feito o que fez à filha, baixa assim a sua guarda, sem mais nem menos? Nah, a mim não me convenceram. Achei a cena um bocado mal feita. A ideia é gira mas podiam ter dado alguma dificuldade ao Stephen e ao John. Digo eu.

Entretanto Stephen e John conseguem entrar na casa do Fundador e John aponta-lhe uma arma à cabeça. O Fundador implora, explica-lhes que o Jedikiah está mais uma vez a planear nas costas deles e que ele não quer mal nenhum às tomorrow persons. Stephen hesita e não deixa John disparar. Assim é que quando John finalmente dispara, o Founder já está mais precavido e desvia a bala que acaba por atingir a sua filha, Cassie. Eu gostava da Cassie. Não queria nada que ela morresse assim do nada … Sad.

Os tomorrow persons tinham deixado entrar Jedikiah no abrigo (QUE ERROO GIGANTE!!) para ajudar com o ‘hackear’ do sistema de segurança da Ultra para libertar a Cassie. Qual é que foi a ideia deles, mesmo?! Até parece que eles querem que o Jedikiah esteja sempre um passo à frente – passam toda uma vida a fazer asneiras destas… Claro que o Jedikiah, enquando o Stephen e o John hesitavam e não hesitavam, acabou por conseguir distrair Russell, que tinha ficado encarregue de tomar conta do Jedikiah enquanto ele lá tivesse, e fugir.

Cara neste momento não estava no abrigo porque a sua irmã tinha saído de casa da Astrid para ir atuar no espetáculo de ballet que ela tinha programado. Cara claramente ficou preocupada e abandonou a missão para ir ter com ela. No final, Cara deu à sua irmã uma pulseira que permitia esconder os seus poderes. Contudo e só como quem não quer a coisa, suponho que o Jedikiah ainda vá descobrir a irmã da Cara e vá usá-la como leverage.

All in all:

  • O Jedikiah é um ciumento – sempre disse e volto a dizer – ele não é boa rés, não olha aos meios para atingir os fins e o mau da fita é ele, ponto final. Ninguém faz ao irmão o que ele fez! Os ciúmes dele também são qualquer coisa de especial, verdade seja dita…
  • Also, espero que estes ‘flashbacks’ tragam mais respostas. Estamos a caminhar para o fim da temporada, isto tem que acabar em grande!
  • Finalmente a Cara teve um momento mais individual, mas com o episódio a focar-se especialmente em Jedikiah, Stephen e John, não ajuda a que eu venha a gostar desta personagem outra vez. Deviam dedicar-lhe um episódio, na sua individualidade, para permitirem à personagem algum crescimento sem estar na sombra das restantes.
  • … and that’s all folks.

Nota: 7/10

Joana Pereira.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos