Quem nunca se deparou com a tentativa de se lembrar do nome de uma série? Aquela série que se via na infância, aquela série que dava no AXN, aquela série que tinha a atriz Jessica Alba… Com a quantidade de séries que existem atualmente, é natural esquecermo-nos das mais antigas ou até mesmo das que são recentes, mas que tiveram curta duração. Apesar da infinita informação que temos disponível nos dias de hoje, através dos motores de busca da internet ou mesmo nas boxes da televisão das operadoras portuguesas, por vezes é difícil encontrar séries de tempos em que ainda não existia internet ou quando nos lembramos de poucos elementos identificativos.
Como recebemos pedidos de ajuda dos nossos seguidores, decidimos elaborar algumas dicas para encontrar uma série e, se mesmo assim, não a encontrares, ataca os comentários com os pormenores de que te lembras, que iremos ajudar-te!
Exemplo: Sabes que a série passou no AXN na quinta-feira passada, à noite. Não te lembras da hora ao certo, mas foi depois do jantar e de uma saída para ir passear o cão, por isso não podia ser muito cedo. Apanhaste a série mesmo só no final, dois ou três minutos antes de terminar, e não apanhaste propriamente nenhum elemento identificativo, mas o cliffhanger foi interessante e ficaste curioso. A tua televisão não é das recentes, não exibe a programação e não te podes orientar por aí. Para descobrir a série, abre o site oficial do canal, procuras a programação (Guia TV), clicas no dia em questão, procuras o que deu e lá está. Não há muitas hipóteses à noite… Clica em cada uma para te certificares qual delas é. Se a informação e as imagens não forem o suficiente para reconheceres aquilo que procuras, pesquisa as variadas hipóteses juntamente com o número do episódio e da temporada que pudeste encontrar no site também. Imagens, vídeos, tudo isso poderá ajudar-te a chegar a uma conclusão.

Exemplo: Ainda sou do tempo em que via a Vida é Injusta na Sic Radical e, anos mais tarde, quando começou o boom das séries, quis revê-la, até que descobri que o título original não era Life is Unfair, por isso recorri ao IMDb e escrevi “a vida é injusta” no retângulo da busca, que logo me mostrou que o título original era Malcolm in the Middle.

Exemplo: Há vários anos, já há mais de dez, havia uma série que passava na FOX Life, se a memória não me falha. Pista insuficiente, já que o canal tem (teve) uma lista infindável. Contudo, recordo-me que Natasha Henstridge era um dos elementos principais do elenco e assim foi fácil verificar a série em questão. No IMDb, assim que se entra na página da atriz, aparecem logo imagens em que reconheço as várias personagens da série procurada. Clicando na imagem, há uma hiperligação que remete para She Spies. Está encontrada a série!

Exemplo real de um pedido que tivemos: Um dos nossos seguidores queria encontrar uma série policial, com poucos episódios, que tinha uma mulher detetive a investigar um mistério numa ilha com um farol. Era francesa ou italiana. Escrevendo no google “french tv show crime island lighthouse female detective”, para além das imagens, aparece em primeiro um resultado da Wikipedia da minissérie Dolmen – que refere que a mesma foi emitida em Portugal – que o nosso seguidor identificou logo como sendo a série que procurava.

Exemplo: Lembras-te que a série foi emitida no ano de 1999. Com uma pesquisa rápida no Google, vais passando as imagens que te aparecem e rapidamente descobres que estavas à procura de Judging Amy, por exemplo.

Para terminar, relembramos que podes contar sempre com o apoio do Séries da TV para encontrares séries, quer seja para te avivar a memória ou para descobrires novas apostas. É importante salientar que este artigo não significa que estas sejam as únicas vias para descobrir uma série. Cada pessoa tem o seu método de pesquisa e possivelmente até uma certa rotina quando quer procurar informações. Aqui, apenas pretendemos facilitar a vida dos seriólicos, mostrando um pouco do que nós próprios fazemos, habitualmente, quando nos colocam alguma questão.