Quantico – 01×18 – Soon
| 20 Abr, 2016

Publicidade

Este artigo pode conter SPOILERS!

Desisto. I quit. Não vou tentar perceber/antever o enredo de Quantico. Todos os episódios, e não estou a exagerar, acabam com mais uma pseudo peça do puzzle que é esta série. Todos, mas todos, estão envolvidos em atividades que se podem considerar duvidosas ou ilegais. A cada final de episódio acrescentam um ponto a este labirinto de intenções e agendas escondidas. Mas nenhum episódio que nos possa fazer não perder o interesse e alimentar teorias. Eu sinto-me numa aula de matemática, onde tenho de encontrar o valor de X. mas a cada tentativa o professor lembra-se de complicar cada vez mais a equação. Ficamos com a sensação que os realizadores ou não sabem quem é a Voz ou querem uma season finale em grande. O único problema é que a season finale poderá ficar sem espectadores devido à confusão que a série está.

Não me interpretem mal, eu gosto de suspense como qualquer outra pessoa. Apenas não gosto de séries que criam um suspense que cheira a artificialidade. Estamos a falar de agentes do FBI, agentes com capacidades lógicas e de raciocínio superior ao mais comum dos humanos. Mas mesmo assim nenhum, mas literalmente nenhum, detalhe sobre a Voz é desvendado. Por exemplo, o caso de Caleb. Parrish descobriu que o seu pseudónimo foi usado para alugar o carro que levou os seus colegas e para alugar cofres no edifício que explodiu no primeiro atentado, mas nenhuma questão foi levantada. Parrish questionou a senadora sobre esta descoberta, mas nenhuma pergunta foi dirigida a Caleb. Porquê? Eu simplesmente não compreendo. E, infelizmente, acho que já não procuro compreender. Outra coisa que me fez confusão: a cena de Miranda e Liam na casa de banho. Para um agente especial que adora exercícios sem solução e de elevar os alunos ao próximo patamar, até eu percebi que o desejo de Miranda não era sexo, mas sim arranjar uma maneira de o destruir. Bem, como seria de esperar, não resultou. A irmandade entre Liam e Clayton é forte. É isso ou existe algo que – espero – venhamos a descobrir.

No meio disto tudo, Iris é posta de parte por não ter passado no teste de segurança. Mas antes disso, teve de destruir o plano de Caleb e Will relativamente à Systemics. Qual foi a sua resposta? “Não sabia que ligar para um culto que todos sabemos que rapta pessoas e dizer que o Will é FBI o iria pôr em perigo”. Claro! Para sua defesa, Iris tentou falar com Will, mas este recusou. Por outro lado, ele é um grande amigo seu. Se alguém próximo de mim estivesse num culto duvido que fosse um não que me impedisse de o tentar ajudar.

Para concluir, a série teria – do meu ponto de vista – maior profundidade se não fosse baseada em criar enredo atrás de enredo. Intriga atrás de intriga. Espero que não esperem pela season finale para desvendar tudo à pressa, mas que percam tempo a aprofundar as questões e dúvidas levantadas nestes últimos episódios.

P.S. Eu continuo a achar que a série tem potencial, apenas não estou a gostar do rumo um pouco sem sentido que sinto que está a tomar.

Tiago Cortinhal

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos