Gotham – 02×08 – Tonight’s the Night
| 14 Nov, 2015

Publicidade

A partir de “Tonight’s the Night”, a temporada começa a ficar mais interessante: Gordon recebe mais uma vez uma visita da Barbara, Bruce começa a amadurecer e finalmente a ouvir os conselhos do Alfred depois de receber uma oferta quase irrecusável de Galavan e Edward Nygma encontra alguém conhecido enquanto esconde o corpo da Miss Kringle numa floresta.

O episódio começa com um pesadelo – que no princípio parece um sonho – onde Barbara e Gordon estão a ensaiar a cerimónia do casamento, quando de repente o padre se transforma no Pinguin, os convidados em pacientes da Arkham Asylum e o tocador de órgão no Theo Galavan. Sobressaltada, vomita um pássaro vivo (vá-se lá saber o significado disto) e é presa a um banco enquanto observa todos (incluindo a Leslie de vestido de noiva) a rirem-se dela. Quando acorda, Galavan, anuncia-lhe que finalmente poderá ter a oportunidade de matar Gordon. Com um sorriso maléfico, Barbara aceita a oferta e vai visitar o ex-parceiro na GCPD. Gordon interroga-a com a maior calma, e chega até a beijá-la enquanto Leslie Thompkins observava! Lee mostra-se uma namorada muito paciente, apesar de sempre culpar Gordon por cair nas armadilhas de Barbara, sabendo que ela sofre uma séria doença mental e não se curará com uma simples repreensão de Jim.

Barbara pede para ser levada a um lugar especial, obviamente é uma armadilha, e Gordon é raptado pela equipa da Tabatha. Barbara tenta recriar o casamento que sempre quis, mas Harvey Bullock descobre logo o paradeiro de Gordon e a polícia detém a Barbara antes de algum desastre ter acontecido. E para melhorar o final feliz, a GCPD descobre onde o Presidente da Câmara, Aubrey James, está escondido e Galavan é finalmente desmascarado!

Entretanto, Bruce vai visitar Galavan e recebe uma oferta: a identidade do assassino dos seus pais em troca da sua metade da Wayne Enterprises. Alfred avisa-o do perigo que está a correr e Bruce no fim ouve! O menino Bruce está cada vez mais maduro. Por um segundo pensei que iria assinar o documento que o afastaria da empresa da sua família, de tanta vontade que este rapaz tem de descobrir quem assassinou os pais. Felizmente, Wayne Enterprises está a salvo das mãos de Galavan! Theo é preso antes de tentar convencer Bruce a assinar o papel e rapidamente livra-se do envelope que continha todas as informações do culpado do assassinato dos Wayne, se é que havia mesmo alguma informação útil aí dentro.

Enquanto Galavan é levado à GCPD, Edward vai a uma floresta arrastando um enorme baú despreocupadamente. Dentro dela está o corpo (ou o que restou dele) da Miss Kringle. Depois de cavar um buraco para o baú prepara um piquenique – o que não é de todo arrepiante – para os dois enquanto diz um enigma, quando de repente aparece um caçador. Suspeitando do baú, Edward ataca-o com uma pá e prepara o buraco para o enterrar também. É aí que encontra, nada mais, nada menos, que Oswald Cobblepot! Fraco e ferido, pede ajuda a Edward e assim acaba o episódio. Desde há muito tempo que tenho estado à espera deste encontro. Quem sabe se os dois podem partilhar a soberania sobre Gotham.

Algo a acrescentar é o tema central do episódio, que parecia conduzir a um fim trágico da pobre Barbara, mas quando se deixa cair da janela da catedral onde manteve Lee e Gordon em cativeiro, acaba por apenas sofrer alguns hematomas e arranhões. Confesso que estava à espera que Barbara morresse neste episódio; o papel dela desde o início da temporada em Gotham limita-se a entreter os Galavan e de vez em quando atormentar as vidas de Gordon e Lee (quando é permitida de o fazer). Se ainda está viva na série então é porque os escritores têm planos para ela, visto que a personagem até nem é má! Parece ser a versão feminina do Jerôme, mas que segue os seus próprios planos e não se deixa ser manipulada. É tarde demais trazê-la de volta para o lado do bem, vale mais transformá-la numa aspirante a Harley Quinn. Isso sim seria interessante de ver!

 

Cátia Neto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos