Limitless – 01×07 – Brian Finch’s Black Op
| 08 Nov, 2015

Publicidade

Dia de folga de Brian Finch!

E realmente esta semana Limitless foi um “episódio de folga” ou filler. Depois dos grandes acontecimentos da semana passada e do reaparecimento de Eddie Morra, esta semana serviu para descansarmos um pouco e deixarmos assentar as ideias.

Quem conhece O Rei dos Gazeteiros (1986) – ou Ferris Bueller’s Day Off no título original – este episódio foi uma homenagem ao filme, tendo os primeiros 5 minutos do episódio usado exclusivamente falas do filme e o resto do episódio esteve cheio de referências, como os nicknames que Brian deu à equipa táctica “Rooney,” “Cameron” e “Abe Froman,” e a versão da “Sloane Rebecca”. O escritor Craig Sweeny decidiu fazer este episódio após aperceber-se do quanto Ferris influencia o show de Limitless. Nomeadamente nas falas de Ferris dirigindo-se para a câmara ou usando diagramas e explicações on screen, tudo isto que também estamos habituados a ver em Brian.

O episódio em si começou com Brian a enganar Mike e Ike e a fingir-se doente para poder tirar uma folga. Folga esta em que iria usar NZT para se divertir à grande (ok, eu sei que Limitless tem muitos momentos patetas e normalmente resultam muito bem, mas será que o FBI não dá folgas a Brian para ele desejar assim tanto tirar o dia? E usar um dos NZT que Eddie lhe deu apenas para se divertir? Parece tudo demasiado pateta para levarmos minimamente a sério). Ficámos pelo menos a saber que o excelente apartamento que Brian tem em Nova Iorque (que ao que dizem não é muito barato conseguir um apartamento assim) é propriedade do FBI.

No entanto, antes de Brian poder apreciar a folga é raptado por uma equipa ligada à CIA e levado para um ambiente selvagem na Pensilvânia. A mudança de ambiente foi interessante, assim como vermos que Brian mesmo fora do seu ambiente normal se consegue adaptar bem e não perde o seu humor (num aparte, levar uma t-shirt branca para uma missão black op no meio de uma floresta… diria que não é a melhor ideia). A missão não me parece que precisasse obrigatoriamente da ajuda de Brian, ainda mais quando tal implicava uma desavença entre o FBI e a CIA.

O aparecimento do Brian badass e do Brian relax para além da posterior projeção do NZT como Rebecca e não Brian foi diferente dos 2 Brians a que estamos acostumados e a mim deixou-me uma sensação de que Brian pode estar a desenvolver algum transtorno de múltiplas personalidades. O que acham?.

Rebecca, Boyle e Naz tiveram o seu papel neste episódio ao tentar desvendar do que se tratava a missão da CIA e a forma como podiam resgatar Brian. Naz mostrou uma preocupação e arrependimento genuínos pela situação em que Brian se encontrava e, de certa forma, também foi uma maneira de tentar recuperar alguma da confiança de Rebecca. No fim do episódio ainda tivemos umas das conversas de beer o’clock entre Rebecca e Brian, pois apesar do humor pateta do episódio, Brian assitiu a três assassinatos durante esta missão e Rebecca está preocupada com a forma como Brian está a reagir a isso. Estranhamente ele parece estar a lidar bem demais, o que não é nada normal nele. Iremos ver os efeitos destas mortes em Brian mais tarde? Ou será que parte da personalidade do Brian badass está a começar a notar-se?

Fica também a questão no ar se Basayev, que tomou um comprimido de NZT envenenado com beladona, irá ter algum papel relevante ou se a cena no autocarro escolar também não serviu para nada?

Pessoalmente não apreciei de todo o episódio, acho que foi muito focado na sua homenagem e só quem viu o filme Ferris Bueller’s Day Off é que pode ter gostado. Para além disso, contando Limitless apenas com 7 episódios foi uma jogada arriscada da CBS ao darem esta completa liberdade criativa aos produtores. Noutras séries, episódios deste género costumam surgir apenas numa 2.ª temporada ou assim.

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos