Mr Robot – 01×06 – Brave Traveler
| 02 Ago, 2015

Publicidade

Contém SPOILERS!

Nos primeiros trinta minutos, a mim Brave Traveler pareceu-me um daqueles episódios filler, onde apesar de nos manter interessados do princípio ao fim, nada verdadeiramente interessante acontece ao enredo principal – Elliot é forçado por Isaac e DJ a usar as suas habilidades para hackear a prisão onde está o Fernando, o irmão de Isaac que raptou Shayla e requere que o plano de fuga seja concluído em menos de um dia, em troca da vida da vizinha. Mas quando pensei que o plano tinha corrido bem e Vera sai da prisão como pretendia, Fernando dá ao Elliott a chave do carro que esteve na posse de DJ durante o episódio inteiro, enquanto diz-lhe que Shayla esteve o tempo inteiro ao pé dele. Quando Elliott abre o porta-bagagens, a câmara não mostra de imediato Shayla, mas consegue-se ver pela expressão de Elliott que o episódio não teve um final feliz – estava morta antes do hacker ter sequer criado um plano para ajudar Vera.

Confesso que deveria ter prestado mais atenção na Shayla nos episódios anteriores, particularmente na sua interacção com outras personagens de Mr. Robot. Somente depois da sua morte que apercebi de como não só motivou a Angela a deixar o namorado e a proceder com o plano de deitar abaixo a ECorp, mas teve também um enorme papel em manter Mr. Robot “com os pés no chão”. Sendo uma das poucas pessoas que não está relacionada com as intrigas da fsociety e a inimiga Evil Corp, pensei que não correria nenhum perigo, e que talvez um dia ela e Elliott poderiam ter uma relação mais estável da que tinham nos primeiros 5 episódios. Apesar de não ter-me apegado à personagem, a cena onde Elliott descobre que está morta foi, na minha opinião, a melhor da série até agora, a nível de realização e performance.

A minha segunda cena favorita é a que envolve Tyrell e a esposa Joanna, que calmamente come enquanto o vilão tem um ataque de raiva, depois de ser humilhado pelo Scott, que diz estar consciente dos seus planos de tornar-se CTO. O casal Wellick são para mim os dois personagens mais bizarros da série, sendo que parecem concentrar-se em chegar no topo da E Corp mais do que no próprio casamento, ou no filho(a) que está quase por vir. Nada parece afetar Joanna, e não se importa em usar o próprio marido como uma ferramenta para seduzir a mulher de Scott a fim de influenciar Scott.

Eventos traumáticos como o que aconteceu neste episódio somente servem para arrastar personagens por uma espiral depressiva e por vezes vingativa. Será esta a reação de Elliott nos próximos episódios, e será que a morte irá ter impacto na participação do hacker na fsociety?

Rami Malek esteve no seu melhor neste episódio, assim como todos envolvidos a trazer à vida uma série tão intensa e única que atrevo-me a comparar a fortes concorrentes como Breaking Bad, Se7en e Dexter, considerados filmes e séries de referência nas suas respectivas categorias.

Cátia Neto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos