Vikings – 03×03 – Warrior’s Fate
| 08 Mar, 2015

Publicidade

03x03 - Warrior's Fate

03×03 – Warrior’s Fate

Contém SPOILERS!

A chegada daquele homem vagabundo a Kattegat, e tudo o que antecedeu a sua aparição, foi um dos grandes mistérios introduzidos no episódio da semana passada. Ficamos a saber que o seu nome é Harbard e basicamente ele vive deambulando entre várias populações.

Mas a sua chegada a Kattegat veio destabilizar um pouco as coisas e deixar a dúvida na cabeça de todos os que lho acolheram. Ele diz ser um bom contador de história, e de facto o é. A forma como ele contou aquela história de Thor foi tão convincente que por momentos chegamos a acreditar que ele tinha experienciado tudo aquilo.

Até aqui tudo bem, agora a sua suposta capacidade de absorver a dor que assombra Ivar foi no mínimo estranha e leva-me a crer que isso tenha um efeito secundário. Ainda mais convencido disso fiquei depois do pescador ter encontrado aqueles dois rapazes mortos em alto mar. Coisa boa aquele homem não vai trazer para aquela povoação e ninguém parece ter o poder para os salvar.

Para os lados de Inglaterra, temos o desfecho da luta pelo poder de Mercia com o ataque de Ragnar e companhia ao acampamento de Burgred. Embora esta série seja muito mais do que apenas as lutas físicas, as coisas parecem correr muito melhor quando somos presenteados pelo menos com uma destas cenas.

Mas esta pequena batalha trouxe algumas consequências para os nórdicos. Torstein sabia perfeitamente que o seu fim estava próximo e como tal preferiu morrer com honra ao ajudar Ragnar nesta batalha. Já para Porunn aquela batalha trouxe-lhe consequências bastantes gravosas, estando agora a lutar entre a vida e a morte. E Bjorn levou um grande puxão de orelhas do seu pai por ter deixado Porunn combater grávida.

Mas o que mais tem cativado a minha atenção ao longo destes episódios iniciais tem sido os conflitos de religiões, algo que não está agora apenas cingido a Athlestan. Os homens mais próximos dos reis mostraram o seu desconforto com esta situação.

Do lado de Ragnar vemos um Floki cada vez mais desconfortável com aquilo que eles têm feito em Mercia e ficou ainda mais agravado com a morte de Torstein. Do lado de Ecbert os seus homens perguntam-se por que razão estão eles a dar terras aos pagãos. Mas Ecbert tem segundas intenções com tudo isto, tal como eu previa. O que ele pretende com tudo isto é conseguir o poder sobre o reino de Mercia, tornando-o assim no rei mais poderoso de Inglaterra.

Outro facto bastante importante para o desenrolar da narrativa é o começo da concretização da profecia que o vidente para Lagertha. Ele previu anteriormente uma colheita celebrada com sangue e foi precisamente a isso que assistimos neste episódio.

Gostei muito mais deste episódio que do anterior. Tivemos alguns avanços interessantes nas diversas narrativas e pudemos ainda vislumbrar um pouco do que poderá estar por vir. Paris foi referida no decorrer do mesmo e pelas reações vistas, posso apostar que este será o próximo destino de Ragnar e Lagertha.

Nota: 8/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos