A grande revelação de “A”
| 28 Mar, 2015

Publicidade

[Este artigo contém SPOILERS acerca de Pretty Little Liars – incluindo o 05×25]

Desde 2010 que acompanhamos as aventuras de Aria Montgomery, Emily Fields, Hanna Marin e Spencer Hastings na busca do que aconteceu à amiga (e líder do grupo) Alison DiLaurentis. Mas não estão sozinhas. A/o malvada/o “A” não as deixa em paz nem um segundo. “A” é uma personagem omnipresente em Pretty Little Liars é o maior mistério e um dos maiores vilões que já vi numa série.

Na 1.ª e na 2.ª temporadas, os joguinhos de “A” baseavam-se em usar os segredos das quatro amigas contra elas. Quem estava à frente da operação era Mona Vanderwaal. A razão é muito simples. Ela era maltratada por Alison e descarregou a raiva nas amigas depois de ter “mandado” Alison embora da cidade. A revelação foi chocante e dolorosa, principalmente para Hanna, que a considerava uma das suas melhores amigas.

Todavia, tudo mudou quando alguém roubou o jogo de Mona em Radley e assumiu a liderança da Equipa “A”. Mona passou a ser um peão no jogo, mas nem a própria sabia o quem era o novo “A”. A história voltou a sofrer uma reviravolta quando descobrimos que Toby Cavanaugh se tinha juntado e desta vez a afetada foi Spencer. Ela não se fez de rogada e entrou também. Estas foram as grandes descobertas da terceira temporada. Entretanto, fomos distraídos com várias mortes. Na quarta temporada focámo-nos mais em Alison e em como é que ela estava viva e o que tinha acontecido naquela fatídica noite. Quem a tinha tentado matar era alguém muito chegado a Jessica. Tão chegado que e fez enterrar a própria filha. Seria esta pessoa “A”?! Seria Ezra “A”? Não, não! Apenas um escritor em busca da sua história… Mais um namorado traidor. Cheguei a pensar que seria o próprio Caleb “A”. O que me descansava era o facto de King ter afirmado veementemente que Caleb e Alison não se conheciam.

Na quinta temporada, fomos mais uma vez distraídos com o regresso de Alison a Rosewood e com tantas certezas de que Shana era “A” como o que Jenna era uma menininha inofensiva. Depois foi a história da morte da Mona… Tudo para nos desviar do verdadeiro objetivo. E nós andávamos tão preocupados a chorar a morte da sua perda… foi fácil enganar-nos. Na Casa de Bonecas, ficámos, finalmente, mais perto da verdade. Charles DiLaurentis raptou Mona para colocar Alison na cadeia. Claro que agora sabemos a razão da sua obsessão…

Na série de livros de Sara Shepard, quem tem uma irmã gémea é Alison. Courtney. I. Marlene King garantiu que não ia seguir a mesma história. Certo, muito certo. Não explicava a razão de, no episódio de Natal, Alison ter-se lembrado dos dois presentes idênticos de que a mãe a fez esquecer. Era tão óbvio. A pessoa que tentou matar Alison era querida por Jessica o suficiente para enterrar a própria filha. Bethany era uma opção mas encaixava mais na história da Alison porque sempre nos foi dado a entender que era adolescente e Jason já está na casa dos 20. É Jason que tem um irmão gémeo. Charles. Charles DiLaurentis, a solução do anagrama que Mona deixou antes de ser raptada.

King cumpriu o que prometeu. Tivemos a nossa revelação do “A” e descobrimos finalmente o que aconteceu a Mona. Mas outras mil perguntas ficam por responder. Será Charles mesmo “A” e será que opera sozinho? Credo, que confusão. Por agora centremo-nos em Charles. É mais do que certo e sabido que ele odeia a irmã. Tentou matá-la. Quando isso não resultou, andou à sua caça e terminou a sua vingança ao colocá-la na cadeia. Isso consigo perceber. Não é difícil imaginar Alison fazer algo horrível a alguém. Agora… o que é que Hanna, Spencer, Aria e Emily têm a ver com isso?! Este novo “A” opera desde a terceira temporada e deve ter percebido rapidamente que nenhuma delas sabia o paradeiro de Alison. Mona era a única que sabia que ela estava viva. Aliás, praticamente toda a gente sabia menos elas. Porque é que escolheu magoá-las daquela maneira? Porque se daria ao trabalho de infernizar as vidas delas ao ponto do desespero? É sádico ou há mais qualquer coisa?

Esta grande revelação também significa a queda de muitas teorias da conspiração (penso eu). Quantos fóruns/vídeos/blogs/sites não há recheados de opiniões acerca da identidade de “A”? Até agora, a mais popular era a de Aria. Muito honestamente, parte de mim morria se fosse uma das Liars. A amizade das quatro é o ponto alto da série e ser uma delas era um balde de água fria, por muito interessante que isso pudesse ser. Não. Elas são off-limits. Relativamente aos namorados… Não, isso seria outra coisa que não conseguiria digerir. Toby andou metido na seita e Ezra andava a espiá-las para um livro… Não chegava já de traições? Colocar Caleb ou mesmo Paige nisto tudo era demasiado rebuscado e triste. Deixem-nas ser felizes, pelo menos nesta parte das suas vidas. As Liars já passaram por demasiado.

Esta season finale deu-nos o nome de “A”, mas a identidade continua o mesmo mistério de sempre. Segundo King, Charles já apareceu na série. Já mil e uma personagens passaram por Rosewood… Todavia, “A” é um jovem adulto de 24 anos. Que personagens conhecemos com esta idade? Ezra? Ian? Garrett? … Wren (não meto as mãos no fogo mas se tivesse que apostar em alguém era nele)? Qual será o papel de Jason no meio desta baralhada toda? E Melissa? A irmã de Spencer fazia parte do clube NAT. Será que vamos descobrir mais ‘podres’ desta ‘seita’? Jenna? Por favor, não deixem esta de fora! E CeCe Drake? Ela deve ser da mesma idade do resto desta gente… Digam-me que a CeCe está envolvida! Gastei muita massa cerebral nela para ser outro ‘enche chouriços’. O mesmo posso dizer de Bethany Young. Porque é que ela estava igual à Alison naquela noite? Terá sido Charles a matá-la? Qual é a sua ligação com os DiLaurentis? E porque é que a Alison mentiu ao dizer que não a conhecia? Quem é a Black Widow? E a Red Coat?

Quantas pessoas saberão acerca da existência de Charlie? Ken, obviamente, Alison, Jessica, Jason… e Peter Hastings? Se calhar até Veronica e Melissa. Não me digam que Peter, sendo o pai deles (!!) não saiba dos gémeos… Os Hastings e os DiLaurentis são vizinhos desde sempre. Acontecem coisas deveras inacreditáveis nesta série mas isto era um bocado demais. Esta revelação de “A” trouxe mais perguntas do que respostas, para ser sincera. Ah, e mais… Quem é que matou O IAN?

charles-dilaurentis-pretty-little-liars-season-5-finale-1427291503

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos