Incorporated – 01×01 – Vertical Mobility (Pilot)
| 03 Dez, 2016

Publicidade

Contém SPOILERS!

Incorporated, a mais recente série do canal Syfy, passa-se em 2074, onde, após várias situações catastróficas, o mundo é dominado por grandes corporações. Esta série desde cedo criou elevadas expectativas, já que tem Matt Damon e Ben Affleck entre os nomes da produção executiva.

Temos, portanto, uma evidente distopia onde os trabalhadores das corporações vivem nas Zonas Verdes, enquanto a maioria da população vive nas miseráveis Zonas Vermelhas. Apesar do aparente ambiente idílico, a verdade é que a pressão e o secretismo do trabalho das corporações criam um secreto ambiente de medo entre os privilegiados da nova sociedade. No entanto, os não privilegiados também não têm uma vida nada fácil, já que a anarquia que os rodeia fá-los viver cada dia como se do último se tratasse.

Na Zona Verde, acompanhamos o jovem e ambicioso Ben Larson (Sean Teale), que trabalha na Spiga Corporation, uma das mais poderosas corporações do mundo. Curiosamente, a dona da empresa é Elizabeth (Julia Ormond), a sua sogra! Desde cedo, percebemos que Ben esconde um terrível segredo, segredo esse tão grande que nem a sua esposa, Laura, conhece. Aliás, uma das tramas secundárias é a desavença entre Laura e Elizabeth. Embora não tenha sido decentemente explicado, percebemos que Ben é da Zona Vermelha, sendo ajudado a infiltrar-se na sociedade da sua nova zona, e que pretende ascender a todo o custo na Spiga para reencontrar uma jovem, provavelmente o amor da sua vida.

Para conseguir chegar até à dita jovem, Ben é capaz de trapacear tudo e todos, até o seu supervisor e amigo, mesmo sabendo que a tortura e a morte que o esperam são demasiado dolorosas.

Em suma, tivemos um piloto muito bem estruturado e aliciante, aliás, um dos melhores a que assisti até hoje da Syfy. A informação foi sendo lançada, cativando a nossa atenção, sem apresentar enredos forçados, algo muito típico do canal. Os personagens principais são credíveis e apresentam segredos que poderão apimentar a temporada. Por seu lado, os cenários são muito bem construídos e complementam, com grande sucesso, o guião bem elaborado.

Apesar das baixas audiências, julgo que temos aqui uma excelente série. O ideal era mesmo que a Syfy eliminasse mais de metade das desgraças que apresenta na sua grelha e adquirisse mais séries como esta ou então como 12 Monkeys! Ainda não sei como, mas acompanharei Incorporated, dada a agradável surpresa que a série se revelou para mim!

Já agora e aos interessados, em Portugal, a série estreia dia 16 através do TVSéries – Home Of HBO.

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos