The City and The City – 01×01 – Beszel
| 16 Abr, 2018

Publicidade

The City and The City é uma série britânica adaptada do livro de China Miéville com o mesmo nome. China Miéville é um autor peculiar cujos livros tratam sempre de conceitos estranhos e este caso não é exceção. Estes conceitos foram sempre vistos como demasiado difíceis de ser retratados em série ou cinema, mas desta vez alguém se levantou e tentou fazer o impensável.

A base da trama é a relação entre duas cidades, Beszel e Ul Qoma, que partilham o mesmo espaço físico, literalmente. As leis, no entanto, obrigam a que os habitantes de cada uma das cidades conscientemente “não vejam” o que se passa do outro lado com risco de “Breach”, uma terceira entidade que controla as interações entre as cidades e que, permanecendo misteriosa, nos dá a ideia de que nada de bom acontece quando é chamada a intervir.

Este primeiro episódio começa com uma morte de uma rapariga em Beszel que se vem a descobrir ser de Ul Qoma. De quem é a responsabilidade do crime? Qual das cidades deve investigar? Talvez um trabalho conjunto? Acompanhamos a visão do inspetor Tyador Borlú, um homem marcado pelo desaparecimento da sua mulher e que neste caso em específico é capaz de ver várias semelhanças com a sua história pessoal.

O panorama das cidades é-nos apresentado por várias vezes neste episódio, sendo que o lado de Ul Qoma (onde não estamos) aparece desfocado. Sabemos que há ali mais cidade, mais pessoas, mais histórias, mas não é suposto conseguirmos vê-las (o que se torna engraçado no meio do trânsito de hora de ponta!).

Uma chamada dá início a um caso com mais para contar do que a início se julgaria. A rapariga que apareceu tem um nome, Mahalia Geary, é americana, mas vive e trabalha em Ul Qoma. A chamada vem também desta cidade “vizinha” e isso já são interações suficientes para se querer entregar o caso à Breach e não a uma polícia normal de Beszel. No entanto, Borlú não pensa da mesma maneira e mesmo com os contornos familiares que reconhece no caso, não sente que alguém para além dele deva tratar de descobrir o que se passou com Mahalia.

Poderia parecer que The City and The City é só mais uma sobre crimes e investigações, mas desde o início que se percebe que há mais do que isso. Os meandros do crime vão sendo descobertos ao mesmo tempo que “unificacionistas” estão nas ruas a lutar por uma fusão das duas cidades, contactos são estabelecidos ilegalmente entre as cidades para avançar com a investigação com os anúncios à entidade Breach em cada canto, tudo para chegar à conclusão do que se passou.

A nível técnico, a forma como os ângulos são apresentados, as cores que nos são mostradas de uma cidade e outra, mesmo as próprias pessoas com dificuldade crescente em não reconhecer o que está, literalmente, à frente dos seus olhos dá-nos uma boa ajuda a perceber onde estamos e qual a atmosfera de cada um dos sítios. De notar que o casting está especialmente bem feito, realçando principalmente o caso de David Morrisey que, embora sendo um ator reconhecidamente versátil, faz um papel como Borlú muito, muito fiel ao personagem.

Júlia Pinheiro

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos