As famílias mais disfuncionais das séries
| 02 Mar, 2019

Publicidade

Mais uma crónica sobre famílias, é verdade! Já não deve tardar muito até que tenhamos explorado o tema até à exaustão, por isso é só uma questão de tempo até arranjarmos outra coisa de que falar. Agora a sério, normalmente as nossas crónicas sobre o tema costumam ser pela positiva, a falar de famílias simpáticas e divertidas que fazem inveja a muitos, mas desta vez vamos fazer uma abordagem oposta. Pois, a maioria destas famílias são pouco ou nada recomendáveis, daquelas que nos fariam querer sair de casa bem antes de atingirmos a maioridade em prol da nossa saúde mental. Não são todas péssimas ou destituídas de amor, mas iríamos querer manter uma distância de segurança, de qualquer das formas.

Sharp-Objects-Crellin-CamilleCamille e os Crellin [Sharp Objects]: Entre ser órfã e ter uma mãe como Adora, venha a orfandade. É que nem sequer se trata de uma pessoa horrível que é mais ou menos com os filhos, ela é simplesmente horrível, sempre! Mesmo antes de se saber o que esta mãe tinha feito com a própria filha e o que andava a repetir com as que ainda lhe restam, já se podia perceber a má índole desta mulher. Fazia a filha mais velha sentir-se mal com ela mesma, atribuindo-lhe a culpa de coisas de que só ela era responsável e infantilizava tremendamente a mais nova. Não parece mau o suficiente? Imaginem ter uma mãe que vos aterroriza psicologicamente e que sentem que é uma estranha para vocês. Depois Alan também é um tanto ou quanto perturbador e Amma é daquelas personagens em relação às quais se pensa desde o início que há algo de errado com ela, mas com uma mãe como Adora é normal. Há que apontar que apesar de travar uma luta interior muito difícil consigo mesma, Camille é a única pessoa daquela família que é minimamente sã. Não admira que tenha saído de casa muito jovem, só me admiro que lá tenha voltado!

38e2f3b6-98b7-4538-8acd-42544fd67c2fOs Cody [Animal Kingdom]: Jay Cody perde a sua mãe para uma overdose, algo que indica logo à partida que o ambiente familiar podia não ser o melhor. No entanto, torna-se tudo ainda pior quando Jay é acolhido pela avó e tios. Depois disso já participou em assaltos, homicídios, fraude, entre muitos outros, pondo em causa o potencial de um jovem bastante inteligente que teve que fazer a sua escolha entre a lei e a família, tendo escolhido a última. A cereja no topo do bolo é que a família nem sequer é unida, sendo que estão sempre todos uns contra os outros, normalmente com Jay a ficar para segundo plano por ser o mais recente membro e o mais novo. Acabo referindo que um dos seus tios até chegou a tentar afogá-lo na piscina. Claro que nada disto o levou a sair de casa!

5bb56751240000310097dfbdOs Morgan [Dexter]: Dexter e Debra são os únicos membros que restam desta família. Isso e a voz do seu pai, que continua a ecoar na cabeça de Dexter, mas para este propósito não conta. Tendo passado por um trauma muito grande quando era mais novo, Dexter torna-se num psicopata e um assassino em série. Na altura em que o seu pai era vivo, este percebeu e ajudou-o a perceber como matar sem ser apanhado, criando um código. Como se isto não fosse suficiente, a certa altura a sua irmã descobre e acaba por manter para si mesma esta descoberta, tornando-se a segunda pessoa da família a encobrir o segredo de Dexter. Claro que no caso de Debra Morgan ela teve que ir mais longe do que simplesmente não contar, chegando a cometer crimes. O último toque nesta relação é que (apesar de serem irmãos adotivos) há uma temporada onde chega a existir um clima entre Dexter e Debra.

Os Gallagher [Shameless US]: Uma família pobre e numerosa em que a mãe não faz parte do quadro e um pai que, apesar de aparecer de vez em quando, está mais interessado em ver como é que consegue arranjar dinheiro para as suas intrujices resumem bastante bem aquilo que é a essência de Shameless. Estes miúdos estão entregues a si próprios. Os mais velhos asseguram que há comida na mesa e dinheiro para o básico, mas todos dão o seu contributo na vida familiar. Fiona, a mais velha dos seis, assumiu o papel de chefe de família, mas é uma jovem que não consegue fazer tudo sozinha e que passou demasiados anos a tomar conta dos irmãos mais novos, forçada a chegar-se à frente porque não havia mais ninguém. Estes irmãos preocupam-se uns com os outros, mas foram todos obrigados a crescer demasiado depressa e, como a maioria dos miúdos, cometeram erros. Um meio pobre onde o crime é elevado e onde é fácil arranjar droga não é o melhor para se crescer, mas eles sempre fizeram o que foi preciso para sobreviver e não estão totalmente sozinhos, porque há outras pessoas que não são família, mas que funcionam como tal para eles.

Grayson RevengeOs Grayson [Revenge]: Acho que na ficção houve sempre uma certa tendência para apresentar as famílias ricas como sendo frias e essa é uma palavra boa para aplicar aos Grayson. O casal odeia-se (o que proporciona ao público umas picardias bastante engraçadas), os irmãos dão-se bem e gostam um do outro, mas chega a uma altura em que nenhum dos filhos tem uma relação decente com os pais. Havia demasiados segredos naquela família, uma bagagem demasiado grande e demasiadas lutas. Há certas pessoas que nunca deviam casar e muito menos ter filhos e os Grayson são exemplo disso.

vikings_ragnar_sons_olderA família de Ragnar [Vikings]: Começando pelo chefe da família, Ragnar era um pai e marido bastante decentes, até que numa das suas jornadas se apaixonou por outra mulher e teve uma série de filhos sem ser com Lagertha, tendo esquecido o seu verdadeiro amor. Claro que isto não é sequer perto do suficiente para entrar nesta lista, nem nada no que toca a Ragnar, exceto talvez a sua relação com o irmão Rollo, que o traiu e voltou para o lado dele diversas vezes. A família de Ragnar aparece aqui devido às relações entre os seus filhos, especialmente Ivar. Depois do pai morrer, os seus filhos começam uma disputa por Kattegart e por quem é que o honra mais e Ivar mostra-se demoníaco e retorcido, chegando ao ponto de queimar viva a mulher de um dos irmãos. Além disso, as alianças estão sempre a trocar e nunca se sabe quem está verdadeiramente do lado de quem.

2015-11-23_724Untitled-1Os Lannister [Game of Thrones]: Desde a relação que Tywin tem com os seus filhos, em especial Tyrion, que maltrata e culpa pela morte da mulher, até às próprias relações entre irmãos, esta família de GoT enquadra-se aqui na perfeição. Aliás, a única relação saudável que existe neste núcleo familiar é entre Tyrion e Jaime, que se comportam como dois irmãos que gostam um do outro. Cersei e Tyrion odeiam-se, sendo que a primeira tentou assassinar várias vezes o irmão por ser anão. Claro que é quase considerado normal quando um dos filhos acaba por matar o pai nesta família! Para terminar dirijo-me ao elefante na sala: Cersei e Jaime, que são irmãos, dão-se bem. Demasiado bem, uma vez que têm uma relação incestuosa desde muito novos e está mais do que confirmado que os filhos de Cersei são de Jaime e não do seu ex-marido. Para piorar tudo, o primogénito de Cersei é a pessoa mais odiada dos sete reinos, sendo considerado um tirano extremamente mimado e que maltrata todos os que o rodeiam.

Rindell The Good FightOs Rindell [The Good Fight]: À primeira vista eles são a família perfeita: pais carinhosos que se amam e que adoram a filha, que continua a ser bastante próxima deles embora seja adulta e tenha a sua própria vida. No entanto, à medida que os segredos se vão descobrindo, a solidez desta família é fortemente abalada. A mãe e o tio de Maia tiveram um caso (imagem perturbadora para qualquer pessoa menos para fãs de Game of Thrones, que estão habituados a casos graves de incesto!) e o pai, que se meteu numa série de esquemas que custaram uma quantidade incríve de dinheiro a muita gente, está disposto a tramar a própria filha para escapar à prisão. Ao menos Maia teve uma infância e uma adolescência felizes, mas a sua vida adulta foi seriamente abalada por estas revelações sobre a família.

breaking-bad-episode-101-walt-cranston-press-6-1200Os White [Breaking Bad]: Ao contrário de muitas das relações familiares que se encontram por aqui, esta começa de facto por ser uma relação de amor e é isso que leva Walter, o pai, a seguir um caminho ligado à produção de drogas quando descobre que tem cancro, pois quer garantir um bom sustento para a família. O problema começa com a primeira mentira e a partir dessa é um crescendo de mentiras e esquemas enorme, que leva Skyler, a sua mulher, a perder a confiança no marido, a criar uma situação de rutura com o filho e o surgimento de situações de terror psicológico. Para terminar, o irmão da mulher de Walt é o principal agente da DEA que persegue o alter-ego de Walter, o que também torna qualquer almoço de família muito mais constrangedor, com toda e qualquer palavra a ter que ser medida antes de ser dita. Aquilo que começou por ser em nome da família acabou por destruí-la.

rumple family once upon a time

Peter Pan, Black Fairy, Rumple, Neal, Henry e Lucy [Once Upon a Time]: Explicar a árvore genealógica de vários dos personagens de Once Upon a Time a quem nunca viu a série pode ser uma tarefa tão ingrata como falar de física quântica a uma criança. No entanto, eu vou fazer uma tentativa de explicar a bizarra e maléfica origem de Rumple. Bem, ele é filho da Black Fairy, uma criatura absolutamente maléfica, e do Peter Pan, que antes de ser o miúdo que nunca cresce foi um homem chamado Malcolm que abandonou o pequeno Rumple. Seria de esperar que uma genética destas se tornasse um fardo difícil de superar e não só Rumple se tornou também alguém muito perigoso e sedento de poder, como seguiu o caminho do pai, também ele abandonando Baelfire. Mas o mal nesta árvore genealógica terminou precisamente aqui. Henry, o neto de Rumple, e mais tarde Lucy, a sua bisneta, foram os truest believers que, com os seus corações puros de crianças, ajudaram a quebrar maldições. Ah, e Rumple teve com Belle um filho, Gideon, que também fez umas quantas coisas maléficas sob o domínio da Black Fairy. Eu vi a série do início ao fim e mesmo assim acho isto tudo bastante absurdo e confuso, mas uma coisa eu sei: é de fugir de uma família assim.

E não, não nos esquecemos de outras famílias esquisitas como Norman e Norma Bates ou os Van de Kamp de Desperate Housewives, mas temos a noção de que este é um tema com muito material e que daria pano para mangas e portanto escolhemos aquelas que sentimos que conhecemos melhor.

Quais são aquelas famílias do mundo das séries que consideram totalmente de fugir? Partilhem connosco!

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos