O jogo de The Walking Dead que todos os fãs devem jogar
| 21 Jan, 2017

Publicidade

Depois de ter falado noutra crónica do jogo de Game of Thrones da Telltale Games, não podia deixar de falar do jogo de The Walking Dead da mesma produtora. Este jogo sem dúvida causou mais impacto que o de GoT e foi o que levou a produtora Telltale Games ao seu auge. Já na 3.ª temporada (ou seja, o 3.º jogo da saga), prende qualquer fã e tem personagens únicas impossíveis de não nos apaixonarmos.

Como referi no outro artigo, os jogos da Telltale são bastante simples de jogar e não é preciso que ser um expert em gamming. O jogo TWD, baseado numa das maiores séries de todos os tempos, é composto por sobrevivência e decisões. A maior parte da jogabilidade é composta por diálogos onde cabe ao jogador escolher a melhor resposta e decisão de acordo com a situação. Atenção que muitas das respostas são mesmo difícies de escolher, podendo trazendo várias consequências ao personagem principal e até a morte.

Como existem três jogos da saga, onde basicamente são três temporadas, vou fazer um resumo de cada uma delas:

s1 the walking dead

1.ª temporada

Tudo começa quando o personagem principal, Lee Everett, está a ser transportado num carro da polícia depois de ter assassinado o amante da mulher. O carro acaba por se despistar depois de bater num walker e o polícia morre, transformando-se de seguida. Lee tem que o enfrentar e, depois de sobreviver ao polícia, vai procurar ajuda, uma vez que se encontra bastante ferido do acidente. Chega então a uma casa onde encontra uma criança de 8 anos sozinha chamada Clementine. Ela estava sozinha porque a sua babysitter tinha sido apanhada por um walker e os seus pais estavam de viagem em Savannah. Os dois acabam por se entreajudar e fogem dali. A partir deste início, vamos ver o desespero de Clem para encontrar os pais e como Lee acaba por ajudá-la, com o objetivo de chegar a Savannah. Durante o percurso, eles cruzam-se com vários personagens (inclusive personagens da série como Glenn, Hershel e Shawn Greene), criando aliados e inimigos. O relacionamento entre Lee e Clem aumenta cada vez mais e é doloroso ver quando ela é raptada e Lee fica desesperado por encontrá-la. O final é o mais triste que pode existir e muito chocante. Por favor tenham lenços convosco quando chegarem ao final desta aventura.

2.ª temporada

Mesmo que uma pessoa não queira dar spoilers, quando começar a descrever a 2.ª temporada descobre-se logo que o destino de Lee não foi o melhor. Agora a protagonista é nada mais nada menos que Clementine, que infelizmente se encontra sozinha no mundo de TWD com apenas 11 anos. Felizmente, Lee ensinou-lhe muitas lições preciosas como um verdadeiro pai e Clem vai tentar usar toda a sua aprendizagem para sobreviver sozinha. Nota-se um grande crescimento mental na pequena e é uma das personagens mais fortes com que já joguei. Durante a aventura da sobrevivência nesta temporada, ela cruza-se com várias pessoas, criando alianças (ou não!), uma vez que vários conflitos e traições vão aparecendo ao longo do caminho. Aqui poderemos ver uma grande personagem da 1.ª temporada, Kenny, um pai de família que ajuda Lee e Clem durante quase todo o seu percurso, e agora é-lhe dada a oportunidade de ajudar Clem uma vez mais. Aqui, Kenny pode ser (ou não, a escolha será vossa) o vosso maior aliado nesta aventura onde o final pode ser igualmente doloroso (mas não tão doloroso como o da 1.ª temporada, acreditem!).

the-walking-dead-telltale-season-3

3.ª temporada

Esta última temporada chamada The New Frontier ainda não terminou (ainda só saíram 2 episódios), mas até agora estou a adorar! Infelizmente Clementine não é a personagem principal, mas aos poucos e poucos vamo-nos apaixonando por Javier Garcia. A história começa no dia em que os walkers apareceram pela primeira vez e como Javier tem sobrevivido até aos dias atuais com os seus dois sobrinhos adolescentes e a madrasta deles. Os quatro viajam numa velha carrinha até ao dia em que encontram um ferro-velho com potenciais mantimentos. Dito e feito, eles encontram desde gasolina a comida, mas infelizmente aquilo pertencia a um grupo chamado The New Frontier (um grupo que me fez lembrar os Saviors na série televisiva) onde eles acabam por raptar Javi. Felizmente Javi é salvo por Clementine, que agora está mais crescidinha, com 13 anos, e com uma personalidade bastante diferente. Agora adolescente, Clem é mais fria e rígida, possivelmente depois do que lhe aconteceu durante a 2.ª temporada até agora. Clem concorda em ajudar Javi a reencontrar a família e acabam por formar um grupo. Apesar de não jogarmos diretamente com Clem, vemos alguns flashbacks dela onde podemos interagir. Estes flashbacks podem ser diferentes dependendo da maneira como terminaram o jogo na 2.ª temporada (pois todos os jogos estão interligados de acordo com as decisões que tomaram). Nestes episódios ainda aparece um personagem bastante conhecido da série: Paul Monroe, mais conhecido como Jesus, e que acaba por ajudá-los. Só sei que até agora estou a adorar a temporada e já fiquei várias vezes de queixo caído, inclusive no final do 2.º episódio. Só espero que não demore muito a sair o próximo, pois estou em pulgas!

Quem estiver interessado nestas fantásticas aventuras pode comprar o jogo aqui, para computador. Sei que existe mais um jogo da saga que conta a história de Michonne, mas esse ainda não tive a oportunidade de jogar. Podem pensar que sou maluca por ainda não ter jogado o da Michonne, mas acreditem que os ratings não são tão bons como os destas 3 temporadas. Peço-vos que experimentem o jogo, pois com certeza vão apaixonar-se por Clementine, a pequena criança que cresceu num mundo horrível e para mais ficou sozinha durante imenso tempo. Eu AMAVA se algum dia ela aparecesse na série televisiva e acredito que muitos fãs da série se iriam apaixonar de imediato por ela.

Termino assim esta crónica com mais uma sugestão dos jogos da Telltale. Se já experimentaram o de Game of Thrones e The Walking Dead, aconselho a procurarem os outros jogos do mesmo género da produtora. São todos com histórias viciantes e simples de jogar!

Cristiana Silva

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos