Penny Dreadful: City of Angels – 01×01 – Santa Muerte
| 03 Mai, 2020

Publicidade

[Pode conter spoilers]

Quase quatro anos após a despedida de Penny Dreadful, a HBO Portugal apresenta-nos o seu spin-off (sim, essas coisas que nunca mais parece que passam de moda). No entanto, Penny Dreadful: City of Angels começa 50 anos após o fim da série-mãe e atravessa o oceano. Saímos da chuvosa e maravilhosa Inglaterra vitoriana para a Cidade dos Anjos.

Se estou ligeiramente desiludida por este City of Angels não nos apresentar fantásticos personagens da literatura gótica – como é o caso de Dorian Gray, Dr. Frankenstein? Sim, sem pensar duas vezes. No entanto, o conceito macabro da série fascina-me e resolvi dar uma oportunidade ao episódio piloto – cuja protagonista é a fabulosa Natalie Dormer (que seguramente conhecem de séries como The Tudors – em que interpretava Ana Bolena -, da saga The Hunger Games ou como Margaery Tyrell, da lendária e inesquecível Game of Thrones), que dá a vida a um demónio chamado Magda que consegue a assumir qualquer forma que queira.

Para contextualizar, a série começa em 1938, em plena época dourada de Hollywood e apenas a um ano de começar a devastadora Segunda Guerra Mundial (na qual os EUA só entraram em 1941, quando o presidente Franklin Roosevelt enviou tropas norte americanas para a Europa após o ataque a Pearl Harbor). No entanto, o cheiro a guerra já andava no ar e todos sabemos que os Estados Unidos são um país de emigrantes. Portanto, os alemães nazi já andavam a fazer propaganda à sua causa no outro lado do Atlântico.

A série começa com a morte de um homem pelas mãos de Magda, que quer provar a todo custo à sua irmã, Santa Muerte, que os humanos são lixo. Santa Muerte é uma divindade do folclore mexicano, um anjo da morte que está associado à cura, à proteção e a levar os mortos para o além.

Apesar de a série não revelar muito durante os 67 minutos de episódio, oferece-nos o suficiente para nos manter interessados. Em termos de história e de personagens. Magda é má no seu estado mais puro, mas depois temos o primeiro detetive mexicano na Polícia de Los Angeles, Tiago Vega. Ele assistiu à morte do pai e, quando tentou salvá-lo, teve um encontro com a Santa Muerte que impediu que ele tivesse o mesmo destino do progenitor. Tiago é um homem bom, com um passado negro e algo de obscuro na sua personalidade melancólica que o torna um nada imprevisível. Ele está no centro do conflito social entre americanos e mexicanos e quer tanto escolher o lado correto que isso o leva a desistir para não ir contra os seus.

Neste Santa Muerte assistimos ao conflito devido à construção da primeira autoestrada da Califórnia que passa pelo bairro mexicano. Graças à intervenção de Magda (que também consegue tornar-se invisível), o confronto torna-se mortal. A situação social entre latinos e americanos vai ser certamente o ponto alto da temporada, assim como a interferência nazi, que começa por subornar um político da cidade de maneira a poder controlá-lo e criar raízes nos EUA. Aquele “Heil Hitler” no final da conversa entre o nazi e o político foi arrepiante (num mundo em que existem políticos como Jair Bolsonaro e Donald Trump é normal que histórias em que retratem Hitler sejam mais horríveis do que o costume).

Uma nota final que tenho a apontar foram aqueles efeitos especiais bastante fraquinhos do início do episódio, quando Magda provoca o incêndio que causa a morte do pai de Tiago. Para uma série da Showtime esperava um bocadinho mais.

Veremos como esta mudança de personagens literárias para divindades vai ser neste spin-off. A história é nova, interessante, os cenários e a atmosfera dourada mesmo a combinar com a cidade e a época e o elenco são elementos que têm tudo para serem uma fórmula vencedora. Vamos ver se estou certa.

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos