The 100 – 06×07 – Nevermind
| 28 Jun, 2019

Publicidade

Este artigo contém spoilers!

No final do último episódio descobrimos que Clarke ainda estava viva algures dentro da cabeça dela. Bom, todos conhecemos a protagonista da nossa série, por isso não seria novidade para ninguém que Clarke iria fazer de tudo para regressar e foi o que vimos neste episódio. Nevermind é um episódio meio Lynchiano e que vai ao subconsciente da personagem e trabalha o tema de sonho/mente de uma forma muito interessante para nós que acompanhamos a série ao longo dos últimos seis anos.

Quando Josephine apareceu e disse que a Clarke tinha morrido todos nós torcemos o nariz. Claro que nunca acreditei que fosse possível não trazerem Clarke de volta, mas confesso que a personagem Josephine foi-me cativando e de certa forma, deu-me mais vontade de ver a Clarke mesmo que esta fosse outra pessoa. Presumi que Bellamy fosse tentar arranjar uma forma meio inexplicável e iriam trazer a Clarke de volta sem grande explicação mas a verdade é que é a própria Clarke a lutar com as suas forças para voltar. Só por isto, acho que já foi uma escolha vencedora no sentido que deram o poder à própria personagem e, por outro, fugiram a um cliché que seria previsível.

Clarke e Josephine lutam na cabeça destas para assumirem o posto de comando, digamos assim. A luta é interessante porque é bem mais psicológica do que física o que se enquadra bem com o tema desta temporada. É engraçado perceber que dentro da cabeça de Clarke existem vários momentos do passado que ela visita e em todos eles, ela vai percebendo algumas decisões que tomou e coisas que viveu. A conversa dela com Monty é um dos momentos que mais gostei do episódio porque acaba por ser quase uma conversa dela com a própria consciência e também por que foi bom ver Monty de volta. Gostei também da parte onde Clarke acaba por deixar que Josephine assuma o corpo dela por ser esse o bem maior. Ainda assim, ela percebeu que esse não seria o bem maior e conseguiu mesmo avisar Bellamy que está viva!

Foi um excelente episódio. Diferente do que estamos habituados. A imagem assumiu algum protagonismo uma vez que o movimento de câmara foi bem trabalhado para construir a ideia de sonho e subconsciente. Mas a nota principal vai para as atrizes Eliza Taylor e Sara Thompson, que interpretam nomeadamente a Clarke e a Josephine. As duas carregaram o episódio nas costas e conseguiram criar um elo interessante para duas personagens tão complexas. Fica mais um bom episódio nesta temporada com uma nota acima da média até ao momento.

Carlos Real

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos