The Flash – 03×14 – Attack on Central City
| 04 Mar, 2017

Publicidade

[Contém spoilers]

Kill or be killed

A 2.ª parte do plano de Grodd desenrola-se não em Gorilla City, na Terra-2 (T-2), mas em Central City da Terra-1 (T-1), uma cidade prestes a ser conquistada por gorilas super desenvolvidos. O episódio fica aquém do que se esperava, não havendo o confronto estrondoso antecipado e perdendo grande parte do esplendor do episódio anterior. Mesmo assim, os espetaculares efeitos de CGI, a imponente presença de Harrison Wells, a participação da interessante Gypsy e um bom equilíbrio entre drama e comédia foram suficientes para fazer do episódio um bom entretenimento. Foi bom, mas podia/devia ter sido melhor.

Vamos celebrar o Friend’s Day! O equivalente ao Dia dos Namorados na Terra do HR é um adequado momento de relaxamento, depois de a equipa pensar ter impedido uma guerra entre Terras. Foi divinal a interação entre os dois Harrison Wells. A diferença entre ambos é simplesmente cómica. E para superar Tom Cavanagh só mesmo uma dose a dobrar do ator.

O enredo entre Wally e Jesse também foi mais consistente esta semana. Será que Wally está pronto para ir já morar com Jesse? “That escalated quickly!” Infelizmente não vimos muito do valor das duas personagens na batalha final, tendo sido um momento desperdiçado. Já a atitude de Wells mostra que ele é um pai vários níveis acima do “pai galinha”, o que poderá dizer que ficando Jesse na T-1 poderemos ter muito mais momentos com este Harrison Wells. Todas as temporadas temos tido Wells diferentes, mas esse é um acontecimento que começa a ficar desgastado, convinha que tivéssemos um Wells mais regular. Sinceramente HR não serve para o trabalho e acho que poderá mesmo não chegar vivo ao fim da temporada e, sendo assim, pode haver a hipótese de Wells se mudar para a T-1 de forma a ficar mais perto da sua filha.

“Where’s my love donut?”

Cisco não tem sorte nas mulheres, mas quem o manda escolher pessoas tão complicadas? Seja como for, a faísca entre ele e Gypsy é palpável. Era bom se tivéssemos um maior desenvolvimento entre os dois no futuro, é um enredo que aparenta ser uma boa aposta. Outro aspeto interessante é que, segundo Gypsy, o controlo dos poderes de Cisco está praticamente ao nível do dela e, se pensarmos bem, isso não deve estar tão longe da verdade. A diferença é que Gypsy é uma mestre a usar os seus poderes para a ofensiva, enquanto Cisco se foca muito mais a usá-los para vibrar no tempo ou no espaço. Um notável momento do episódio foi quando Gypsy aparece inicialmente… Wow, uma cena curta, mas excelente em termos de ação. Sem falar que acho que é a primeira vez que vejo Barry a desviar-se de um ataque inicial! Fiquei semi-convencido com a explicação de como Gypsy foi parar à T-2, pois a criminosa que ela procurava teria que estar em acordo com Grodd para fazer com que ela aparecesse em Gorilla City. No entanto, gostei da tentativa de Cisco convencê-la a ajudá-los e de terem apontado o pormenor de Gypsy ser a única a saber onde se encontrava Solovar.

“There is always another way”

Na semana passada, começámos a ver um dilema em Barry sobre o matar ou não. No episódio passado foi mais uma situação de sacrifício para impedir que Grodd pudesse chegar a Central City, mas nesta semana Barry considera mesmo assassinar o gorila para o parar de vez. Se vos perguntasse qual é o super-poder de Flash? Facilmente me responderiam que seria a super-velocidade (ou o uso da Speed Force ou algo do género). Porém, se eu perguntasse qual é o maior atributo de Barry, o que responderiam? O que o leva a ser o capitão da Team Flash e a ter, por exemplo, liderado a equipa aquando do crossover? Por que é que as pessoas confiam nele? Empatia e pensamento positivo são o que muito distinguem este herói de outros. A abordagem a este conflito foi muito interessante, assim como a resolução de ser fiel a si próprio foi digna do herói Flash. E demonstra ainda que toda a situação de Savitar e Iris está a quebrar Barry, mesmo ele tentando todos os dias convencer-se que irá conseguir impedir isso. Será que algum dos cabeçalhos futuristas irá ser mudado? Será que mesmo Yorkin, que foi preso por Kid Flash, não irá entretanto fugir da prisão e ser parado por Barry? Quanto mais tentamos evitar o futuro, mais o dirigimos para o sentido que não queremos.

“Are trying to Luke Starkiller me?” Hm, Luke Starkiller, ou seja na Terra-19 o herói em Force Unleashed é Skywalker? (os fãs de Star Wars compreenderão).

Coisas menos boas do episódio:

– o plano de Grodd de lançar os mísseis para a cidade, apesar de bem realizado foi demasiado cliché;

– penso que a Team Flash perdeu demasiado tempo em descobrir onde Grodd iria estar em vez de tentarem arranjar uma forma de os proteger contra os ataques telepáticos dele;

– onde raio estava toda a força policial quando os gorilas realmente atacaram a cidade? E chamar o exército?!

– a luta entre Flash e Grodd, principalmente após o espetáculo com a batalha na arena na semana passada, foi uma desilusão.

A batalha final foi salva pelo rugido de Solovar (tal como nos comics também na série este se aliou a Flash para impedir o seu arqui-inimigo), numa luta intensa entre titãs.

Mesmo a acabar o episódio, Wally estava num serão tão bom quando… “Vai um balde de água fria” (música de Chiquita) e ainda por cima a dobrar: trocado pelo Big Belly Burguer a situação piora quando Savitar regressa.

No próximo episódio “The Wrath of Savitar”, Barry decide continuar o treino de Wally para este poder estar pronto para salvar Iris, mas Wally vai continuar a ver Savitar em todo o lado. Até lá, boas corridas!

E para os fãs “da macacada”, Kong: Skull Island (2017) estreia já para a semana em Portugal (9 de março). Apesar de dificilmente conseguir superar o King Kong (2005) de Peter Jackson, parece estar a ter algumas críticas favoráveis.

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos