Person of Interest – 05×09 – Sotto Voce
| 01 Jun, 2016

Publicidade

Os nossos heróis enfrentam novos desafios assim que um criminoso chamado “The Voice” parece ter chantageado Terry Easton para rebentar com um edifício, tendo a sua mulher como refém. Reese está no encalço do caso e tenta aproximar-se de Lionel que está, também ele, com as mãos ocupadas com Amir Saddiq, cuja arma obtida ilegalmente foi parar às mãos erradas. Nisto, a Machine dá uma nova missão a Root para derrubar mais um dos planos de Samaritan, mas os eventos recebem uma reviravolta e, na abertura do episódio, em terras mexicanas, uma Shaw sarcástica aproxima-se da fronteira dos EUA.

“Sotto Voce” parece ser mais um filler. Um que considero para mim próprio um guilty pleasure. Isto porque, de facto, a trama de Person of Interest parece arrastar-se sistematicamente sem se focar naquilo que é necessário e os fãs começam a ficar impacientes, visto que estamos a poucos episódios do final. No entanto, este filler não é um filler vulgar. Não só reforça os laços entre as personagens (desde Reese e Lionel a reatar a sua amizade e companheirismo, com Harold a pedir ajuda a Elias formando uma dupla para impedir os avanços do terrorista The Voice, até um certo encontro muito aguardado), como também joga um pouco com a temática secundária da série de forma original. Este bandido, que parece ter surgido aparentemente do nada, é mais engenhoso do que se pensa e uns quantos twists divertidos vão proporcionando 45 minutos de bastante adrenalina, ainda que com algumas falhas.

É interessante divagar pela imensidão da justiça com que os nossos heróis se confrontam diariamente. A dinâmica de victim/perpetrator é trabalhada a fundo em “Sotto Voce” e, embora esteja no caminho de desenvolvimentos narrativos, não deixa de cativar pelas reviravoltas imprevisíveis. No entanto, guilty pleasures à parte, a equipa precisa de um certo puxão de orelhas por criar enredos paralelos nesta temporada final (bastante curta) e atrasar o avanço narrativo de Samaritan que, afinal de contas, é o foco de interesse maior. Ainda assim, o episódio consegue ser palpitante e trabalhar as relações dos personagens de forma divertida, oscilando entre o drama e a comédia de forma subtil e sem se tornar ofensivo.

Mas o momento por que todos os fãs esperavam ou, pelo menos, a maioria, era o encontro entre Root e Shaw que, de facto, seria um dos auges de toda a temporada, mas terá sido concretizado com sucesso? A meu ver, a simplicidade ganha acima de qualquer outra técnica para forçar a química entre as atrizes, mas neste caso sente-se que o seu encontro foi “demasiado fácil” após 7,000 simulações a matar os compinchas. É certo que Person of Interest consegue ter alguns truques na manga, mas esta reunião soube a pouco. E então a reunião com os restantes membros do grupo foi tão fria e imparcial para o grau de sentimentalismo com que procuravam a sua adorada companheira inicialmente.

Mas espera-nos o episódio 100 e, esse em particular, deverá trazer uma melhoria bem acrescida ao ritmo e Jonathan Nolan não nos poupa a umas quantas surpresas, visto que uma das cenas de ação mais caras da TV irá ocorrer nesse preciso episódio. Vamos aguardar…

Jorge Lestre

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos