The 100 – 03×10 – Fallen
| 09 Abr, 2016

Publicidade

Contém SPOILERS!

Mais um episódio de The 100! E que episódio! Polis e Arkadia estão em situações críticas que, a meu ver, ainda se irão intensificar nos próximos episódios. Embora o futuro de Polis seja incerto, em Arkadia a situação caótica provocada por A.L.I.E. promete gerar episódios fantásticos.

Começando por Polis. Ontari está com dificuldades em gerir a falta da chama para oficializar a sua ascensão a heda. A sorte dela é que Titus, antes de morrer, deixou-lhe um substituto à altura: Murphy. Embora o tenhamos visto num registo mais soft desde o fim da primeira temporada, o certo é que estamos perante um oportunista profissional e um charlatão de primeira classe. Graças a ele, Ontari consegue sobreviver ao primeiro dia como falsa comandante, contudo a confiança ainda não surgiu e Murphy termina acorrentado no quarto da sua chefe. A cena final de Polis acabou por ter a sua piada, já que Murphy quase recusa uma tórrida noite de sexo com a nova comandante e ainda termina com a piada “o que eu tenho de fazer para sobreviver!”. A situação vai agravar-se para Ontari, embora o uso de força bruta lhe possa assegurar mais alguns dias de governação. A esperança dela está depositada em Roan, que partiu no encalço de Clarke, a mais recente guardiã da chama que anda em busca de Luna, a única sangue da noite além de Ontari.

Pela primeira vez nesta temporada, a ação mais cativante está em Arkadia! A ação em volta deste núcleo dividiu-se em duas partes e, desta vez, nenhuma delas poderá ser considerada secundária.

A fuga da resistência tem um sabor agridoce… é certo que estão livres, mas a morte de Lincoln ainda está presente na mente de todos, sobretudo na de Octavia. Mataram o amor da sua vida! Se por um lado a compreendo, por outro acho ridícula a sua atitude, sobretudo porque se afastou de Lincoln assim que ele se começou a familiarizar em Arkadia. Assim que chegam à gruta, Octavia espanca o irmão, situação que Bellamy aceita com serenidade, já que sente o peso da morte do amigo nos seus ombros. Quando acalmam e começam a ver como sobreviver, eis que Monty se vê obrigado a abandonar Arkadia, já que a própria mãe o denunciou pela traição. E é Monty que, acidentalmente, leva a que todos fiquem prisioneiros de Pike. Mas dá-se uma valente reviravolta e, contra o que se esperava, Bellamy trai o seu chancellor e entrega-o ao bloqueio ordenado pela finada comandante. Todos começam o caminho que os leva a Arkadia, exceto Kane, que vai com os grounders conhecer a nova heda.

O que Octavia, Lincoln e Monty não sabem é que não vão reconhecer Arkadia assim que lá chegarem, já que Abby vai ser forçada a converter-se a A.L.I.E. e todos a seguem. Toda esta situação foi bem construída! A resistência de Raven, a consequente submissão, o quase homicídio-suicídio dela para que Abby ingerisse a “chave”, foram cenas espetaculares. Fiquei surpreendido pelo desempenho de Lindsey Morgan, sobretudo quando a vi imitar A.L.I.E. na perfeição. De toda esta situação, fiquei aparvalhado pelo facto da decisão de partir para atitudes extremistas não ter partido da inteligência artificial, mas sim de Jaha. Nem acredito na evolução deste personagem! O resultado de toda esta situação é um exército de autómatos que obedecem cegamente a Jaha e a A.L.I.E.

Ainda na continuação do tópico anterior, não poderia deixar de mencionar que o papel de Jasper, nesta temporada, é ser do contra. Tanto lutou para conseguir uma chave para si, para esquecer a morte de Maya. Agora que ia conseguir, optou pelo caminho mais difícil e rapta Raven. Julgo que é aqui que os guionistas o porão finalmente a fazer algo de útil para o enredo. A sorte de Jasper pode começar com a chegada de Clarke, que cai na situação de cabeça sem perceber o que realmente se passa. Por falar em Clarke, a jovem está perdida, pois já não tem quem a leve até Luna.

Questões em análise:

  • Qual o papel que Murphy desempenhará em Polis? Irá continuar a ajudar Ontari? Ou irá arranjar maneira de se livrar dela? Com o caráter duvidoso dele, está tudo em aberto!
  • Que vai fazer Clarke sem Lincoln para a levar a Luna? E que fará ela em relação a Raven? Mal sabe ela que é portadora do objeto que A.L.I.E. tanto procura e quase lho entregou de mão beijada.
  • Onde anda Roan? Conseguirá reaver a chave para Ontari?
  • Qual o futuro tenebroso que espera Pike? Boa coisa não sairá daqui!
  • Será que Kane conseguirá reabrir as negociações sobre o 13.º clã? Ontari aceitará este clã? Ou irá começar uma nova guerra? Não nos podemos esquecer que a nova (falsa) heda ainda está numa situação delicada!
  • Que acontecerá a Arkadia? Todo o grupo está entregue a A.L.I.E.! Será que Monty arranjará uma solução? Este personagem tem-me desiludido bastante!

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos