The X-Files – 10×04 – Home Again
| 09 Fev, 2016

Publicidade

Após um alegre episódio há uma semana, The X-Files expõe em Home Again o seu lado emotivo e melancólico: Fox Mulder e Dana Scully não só lidam com a perda de um ente querido, mas também contemplam se tomaram ou não uma boa decisão ao abdicar do pequeno William. Enquanto isso, investigam estranhos e brutais assassinatos em Filadélfia.

O episódio começa num bairro de Filadélfia, onde um funcionário público tenta afastar (estupidamente) uma comunidade de sem-abrigo das ruas. Na mesma noite, o funcionário é horrendamente assassinado por uma criatura alta e que parece ser conhecida pela comunidade de sem-abrigo, devido à sua preocupação que têm em se esconder logo no momento em que avistam o camião de lixo que a criatura usa como meio de transporte no decorrer do episódio.

E por falar na criatura, que é chamada de Band-Aid Nose Man, e criada por um homem com o nome de Trash Man – um nome muito adequado à pessoa que construiu um monstro literalmente feito de lixo, deixa rastos de gosma e moscas por onde anda – descarta sempre as suas vítimas (ou pelo menos, partes delas) em caixotes de lixo e sempre aparece e desaparece atrás de um camião de lixo! É um dos monstros/zombies mais assustadores de The X-Files. Lento, mas inumanamente forte, o suficiente para rasgar um corpo humano em várias partes com um puxo só, Band-Aid Nose Man é um daqueles vilões de quem ninguém consegue fugir, por mais que tente!

Apesar do caso ser interessante e tal, a parte emotiva do episódio foi a que contribuiu mais para a sua qualidade: Dana recebe uma chamada e descobre que a mãe teve um ataque cardíaco e está em coma. Antes de morrer, a Sr.ª Margaret chama pelo filho mais novo, Charlie, e referencia o neto William. Obviamente isto afeta Dana intensamente, fazendo com que sinta arrependida por ter abandonado o filho, mas deixa os sentimentos de lado e decide concentrar-se no caso do Band-Aid Nose Man, que até lá tinha matado mais uma funcionária pública e uma dupla que roubava arte urbana.

Se a história de Guy Mann no episódio da semana passada espelhava perfeitamente a crença de Mulder em relação às teorias de conspiração, em “Home Again” as motivações do Trash Man – que acidentalmente tinha construído o Band-Aid Nose Man por pura raiva ao governo, por ignorarem e se comportarem de maneira irresponsável com os sem-abrigos – afetam Scully emocionalmente, podendo ser condensadas numa palavra só: responsabilidade.

Home Again é, até agora, o episódio mais comovente da nova temporada e deixa algumas dúvidas: será que Scully irá procurar o filho? Com a morte de Margaret, iremos ver os irmãos Scully reunidos? E o casal Mulder-Scully? Haverá alguma chance para um reatar da relação? Não irei parar de acreditar em “Sculder”!

Cátia Neto

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

apples never fall

Recomendamos