The 100 – 03×06 – Bitter Harvest
| 29 Fev, 2016

Publicidade

Contém SPOILERS!

The 100 continua a teimar em dar desgosto a muitos dos seus seguidores! O enredo continua por caminhos sinuosos onde as várias personagens seguem aquilo que consideram estar certo. Dada a imprevisibilidade do que por aí vem, parece-me que a série está a conseguir eliminar alguns dos problemas que se vinham arrastando desde a primeira temporada. Uma guerra aproxima-se e nem todos sobreviverão… que comecem as apostas sobre os que sucumbirão!

Roan decidiu reforçar os seus laços com Lexa e envia uma oferenda a Clarke: Emerson, o responsável pela explosão de Mount Weather e o principal responsável pelas mortes que levaram à eleição de Pike. A tensão de toda esta situação leva Lexa a testar a reação de Clarke: irá ele respeitar o que lhe disse no episódio anterior? Sangue não se paga com sangue? A reação de Lexa ainda me dá que pensar. Será que ela pensa mesmo assim ou está a ludibriar Clarke? Lexa é uma excelente estratega e não dá ponto sem nó… esperemos para ver o que daqui vai sair. Por fim, Clarke faz a vontade à sua comandante e recusa-se a matar Emerson, levando o ex-segurança ao exílio. Julgo que ainda vamos ouvir falar dos seus planos de vingança contra Clarke e o povo do céu.

A.L.I.E. começa a assustar-me. Finalmente é-nos explicado aquele comprimido milagroso. Além de suprimir a dor, é uma espécie de neurotransmissor que se liga ao tronco cerebral. Por outras palavras, permite que a inteligência artificial acabe por controlar aqueles que ingerem o tão cobiçado comprimido. A cura de Raven leva dezenas a procurarem o “pastor” Jaha para “comungarem” o comprimido que os levará à cidade das luzes.

Mais uma vez, The 100 peca pela utilização abusiva de figurantes em cenas essenciais ao desenvolvimento do enredo. Ando cansado do excesso de mortes de pessoas que não me dizem nada. Com os desenvolvimentos que temos conhecido, é essencial que esta temporada termine com a morte de duas ou três personagens chave, algo que permitirá a ascensão de personagens que têm sido demasiado secundarizadas. Pelo andar da carruagem, Pike e Bellamy deveriam ser eliminados. O primeiro porque é o vilão, embora acredite que está a fazer o melhor para o seu povo, e o segundo porque está demasiado desgastado… passou de bully a bonzinho, para agora ser mauzinho e amargurado pela morte da sua namorada-figurante com quem deu uns amassos durante alguns segundos algures no premiere da temporada.

Octavia acabou por ter bastante protagonismo graças ao seu jogo de agente dupla. Ajuda os grounders a livrarem-se dos seguidores de Pike, mas quer evitar mortes a todo o custo, algo completamente incompatível com o estado de espírito dos dois grupos. Resumo da sua atuação: acaba condenada ao ostracismo pelo seu grupo e pelos grounders. Com ela começa também a cair Kane e julgo que Abby não demorará muito a seguir o mesmo caminho.

Os planos de Pike estão em marcha para uma expansão territorial de forma a evitar problemas de abastecimento alimentar do povo do céu e a guerra será inevitável, já que nem Lexa conseguirá manter a sua posição pacifista indefinidamente.

Titus, o espécie de ministro de Lexa, acabou por conquistar bastante protagonismo nos últimos segundos do episódio. Tem em seu poder os vestígios da secreta 13.ª estação, onde supostamente está o upgrade de A.L.I.E.. Ora bem, parece-me que as tribos grounders são descendentes dos cientistas que viviam na 13ª- estação, onde se incluía a criadora da inteligência artificial responsável pelo fim do mundo. Julgo que ainda ouviremos falar bastante deste senhor pelos piores motivos pois, ao que parece, ele é mais fiel a A.L.I.E. do que a Lexa e, quando souber que a inteligência artificial está em Arkadia, não hesitará incentivar uma guerra de forma a recuperá-la.

Questões em análise:

  • Que sabe Titus sobre A.L.I.E.? Pareceu-me bastante obstinado em obter informações de Murphy! E também me parece que Lexa nada sabe sobre este recente prisioneiro!
  • Lexa vai continuar com esta postura pacifista por quanto tempo? Julgo que é mais estratégia que pacifismo!
  • Bellamy irrita-me! Tanto apoia Pike como o questiona! Afinal que pretende?
  • Monty completamente convertido às ideias de Pike? Estranho!
  • Afinal qual o objetivo de A.L.I.E. em controlar os humanos? Que vai Abby descobrir da análise dos comprimidos milagrosos?
  • Que futuro espera Kane e Octavia?

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos