The X-Files – 10×01/10×02 – My Struggle/Founder’s Mutation
| 27 Jan, 2016

Publicidade

CONTÉM SPOILERS!

Quase 14 anos se passaram desde o último episódio da famosa série de ficção científica The X-Files. Após se reformarem da carreira de detetives de casos relacionados ao paranormal e conspirações, Fox Mulder e Dana Scully juntam-se mais uma vez para desvendar novo um mistério envolvendo uma alegada vítima de repetidos raptos por extraterrestres. É aí que Mulder faz uma descoberta que o faz questionar no que realmente acredita.

“Do you still believe?”

O primeiro episódio é intitulado My Struggle e começa com um monólogo de Mulder. Explicando de maneira muito resumida o seu antigo trabalho como investigador de casos paranormais, a cena introduz a premissa de The X-Files e é acompanhada por fotos das personagens mais marcantes da série.

Depois da icónica sequência de abertura cortamos para uma cena passando-se no Novo México, 1947, em que um jovem cientista é levado à localização do despenhamento de uma nave alienígena e observa o piloto ser abatido e capturado para experimentos científicos.

Avançamos para o século XXI: Scully trabalha como cirurgiã em Washington DC e é convocada para uma reunião com Tad O’Malley (interpretado por Joel McHale), um defensor de teorias de conspiração que provou estar ao nível de Mulder. É apresentado aos detetives um caso,e os três dirigem-se a uma casa em Virgínia, onde vive uma mulher chamada Sveta, que diz ter sido abduzida várias vezes por ETs, que implantaram (e mais tarde retiraram) embriões do seu útero.

Enquanto investigam o caso e Scully procura por ADN extraterrestre no sangue de Sveta, Mulder é levado a um armazém para ver de perto um “ARV”, (tradução literal: Réplica de Veículo alienígena), usando energia pura e tecnologia extraterrestre. Quando Scully visita Sveta, esta confessa que afinal não foi abduzida por ETs, mas sim por humanos usando ARVs que querem executar experiências científicas envolvendo híbridos de ETs. É aí que o detetive conclui que durante as últimas décadas, humanos – grandes empresas e governos – estiveram por trás dos supostos atos extraterrestres, o que torna a série ainda mais interessante!

Algum tempo depois desta descoberta, Sveta é forçada a dizer que mentiu sobre ter sido raptada em frente da imprensa, Ted O’Malley desaparece, assim como o arquivo das x-files, e a localização da ARV que Scully tinha visitado é explodida por agentes do governo. Para eliminar todas as provas que justificam a teoria de Scully, Sveta é também assassinada. O episódio termina com Scully e Mulder a abrir novamente os x-files e o regresso do maior vilão da dupla: o Smoking Man.

Confesso que My Struggle é um episódio com muitas incoerências. Alguns exemplos seriam: Mulder encontra-se com o cientista que participou na dissecação do alienígena capturado em 1947 (e que tem conhecimento da conspiração dos humanos a usarem ARVs para experiências em humanos), mas por alguma razão o cientista não fala sobre quem está por trás dos raptos e somente diz a Mulder que está “num bom caminho”; o discurso demasiado longo e pouco subtil de Ted O’Malley que inclui não só George W. Bush, como o Projeto Manhattan e o controlo da sociedade a partir do consumismo e o desaparecimento de Ted O’Malley.

Na minha opinião, o primeiro episódio pode não ter passado a melhor primeira impressão em relação à minissérie, mas “Founder’s Mutation”, o segundo episódio, eleva notavelmente a sua qualidade. O segundo episódio traz elementos da antiga série para a nova, nomeadamente o bebé William – Scully e Mulder imaginam como seriam as suas vidas se não tivessem dado William à adoção – e os casos não-alienígena dos x-files. O caso investigado em “Founder’s Mutation” envolve dois irmãos separados em infância pelo próprio pai, que os usou como sujeitos para experiências.

Pela positiva, algo que The X-Files ainda conserva vigorosamente é a química entre os dois protagonistas, um dos elementos mais conhecidos da série. Durante o episódio é dado a entender que a relação entre os dois acabou há algum tempo, mas ainda há esperança que os dois reatem a sua ligação!

Dos dois episódios, o segundo tem muito mais qualidade e é mais emotivo. Enquanto “My Struggle” se focou na ideia dos verdadeiros vilões serem os membros do governo, este ignorou a criatividade e intensidade que fizeram de The X-Files uma das melhores séries. “Founder’s Mutation” retratou com muita fidelidade o conteúdo original, o que me dá esperança de que os próximos episódios façam justiça a esta grande série!

Cátia Neto

 

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos